23/05/2007

Trabalhadores de todo o Brasil de volta às ruas em defesa dos direitos

Quarta-feira, dia 23 de maio, será o terceiro dia de mobilizações nacionais convocadas pela CUT – os anteriores foram 10 e 23 de abril. Trabalhadores e trabalhadoras de todo país voltarão às ruas com todo vigor pela defesa de seus direitos.

A CUT, seus sindicatos e entidades da Coordenação dos Movimentos Sociais preparam mobilizações nacionais, com paralisações, marchas, panfletagens, atrasos na entrada e atos públicos. As manifestações terão início logo pela manhã, com média de duração de duas horas cada, e envolverão inúmeros ramos e categorias de trabalhadores em todas as regiões do Brasil.
O número de entidades participantes das manifestações nacionais vem crescendo, assim como a pauta, que incorporou temas urgentes que surgiram ao longo do período.
Estatais - A Diretoria Executiva da Fenadados convocou a todos os filiados a realizarem assembléias e mobilizações no dia 23 de maio, Dia Nacional de Lutas da Campanha Salarial 2007/2008 das Estatais – que aconteceria na terça-feira (22). A alteração integra o pleito da categoria à Jornada de Lutas. A primeira mobilização de Campanha Salarial 2007/2008 do Serpro e da Dataprev será unificada às ações nacionais da Jornada de Lutas do dia 23 para fortaleceremos e dar maior visibilidade ao pleito da categoria de TI.
A Fenadados indica a realização de assembléias e paralizações, com a seguinte pauta: 1 - Debate sobre a campanha salarial e análise da ata de reunião da 1ª mesa de negociação das empresas; 2 - Fusão Receita Federal e Receita Previdenciária; 3 - Debate sobre o dia nacional de lutas e informes sobre a programação dos movimentos sociais e sindicais; e 4 - Informes gerais.

São eixos do Dia Nacional de Luta, convocado pela CUT, entidades filiadas e movimentos sociais:

- Manutenção do veto à emenda 3;
- Retirada do PLP 001/07;
- Retirada de qualquer proposta que ataque o direito de greve do servidor público;
- Previdência Social pública e universal, com inclusão dos trabalhadores que estão fora da cobertura do sistema e manutenção dos direitos atuais;
- Reforma Agrária e Política Agrícola que valorize o trabalhador rural;
- Educação Pública de qualidade;
- Mudanças na política econômica, com redução do superávit primário e direcionamento de mais recursos para políticas públicas.

Com informações da CUT.