28/05/2007

Trabalhadores cobram índice de rejauste salarial da Dataprev

O resultado da 2ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2007 da Dataprev foi muito aquém do esperado. A empresa demonstrou, na reunião que ocorreu na quinta-feira (25), que dificultará ao máximo o fechamento de um acordo coletivo que traga melhorias significativas para os trabalhadores da estatal de TI. A maioria das cláusulas novas apresentadas já foi negada. Sendo assim, torna-se imprescindível a participação, organização e mobilização de toda a categoria, porque só assim iremos avançar.

Insistimos, uma vez mais, na apresentação imediata da proposta da empresa de reajuste salarial. Porém, nessa e em diversas situações pendentes, como PLR e PCS, a Dataprev tem se esquivado de responder e mostrou que sempre atribuirá ao DEST a responsabilidade por não atender às reivindicações dos trabalhadores. Esta é uma postura covarde, pois assim tenta delegar a um terceiro toda obrigação com o seu corpo funcional.
Diante disso, entendemos que é necessário fazermos manifestações na porta do DEST, para pressionar também este órgão de controle que sempre “aparece” como entrave em nossas campanhas salariais.
Dia Nacional de Luta - As assembléias realizadas no dia 23 de maio – parte das atividades do Dia Nacional de Luta contra as reformas que tentam retirar direitos dos trabalhadores e à Emenda 3 – e a forte mobilização na maioria dos estados evidenciaram que a categoria está disposta a lutar por melhorias nas suas condições de trabalho.

Calendário – A partir do resultado das últimas mesas, que dão uma mostra de que esta campanha não será fácil, estamos propondo que, no dia 04 de junho – dia em que a empresa, enfim, discutirá a nossa pauta econômica –, todos os sindicatos realizem paralisações, manifestações e outros atos, a fim de forçar a negociação e a apresentação de uma contraproposta que contemple nossas necessidades e reivindicações.

Além disso, propomos a realização de assembléias nos dias 5 ou 6 de junho, para informar sobre o resultado da 3ª mesa e discutir os próximos rumos da campanha e o indicativo de paralisação de 24 horas no dia 14 de junho.

Reestruturação – Conforme ata da reunião, no dia 29 de maio, a partir das 14 horas, acontecerá a reunião para tratar da reestruturação da Dataprev. É muito importante a participação dos sindicatos, principalmente porque no dia 30 de maio está prevista a realização da 3ª mesa de negociação, segundo o calendário acordado entre as partes para tratar das cláusulas sindicais.

FENADADOS – Coordenação de Campanha 2007/2007