13/06/2008

Termina 5ª reunião do Serpro sem propostas satisfatórias

Terminou ontem à noite a 5ª reunião entre o Serpro e a Fenadados sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2008/2009. O encontro ocorreu na sede do Serpro, em Brasília.
Os trabalhadores começaram por solicitar à empresa resposta quanto ao pagamento da PLR e à operacionalização da licença-prêmio em pecúnia.

O Serpro pediu novamente à Fenadados que solucione inconsistências cadastrais relacionadas na reunião anterior.
Disse que está realizando acertos finais para o pagamento da PLR, e que o sistema para licença-prêmio encontra-se fechado enquanto as alterações acerca da não incidência de IR e INSS sobre esse direito ainda são processadas.
A empresa apresentou a mesma proposta econômica da Dataprev: índice de ajuste salarial de 5,04% (cinco vírgula zero quatro por cento), o mesmo índice a ser aplicado sobre a cartela de tíquetes e o valor unitário, de acordo com a proposta da empresa, passaria a R$ 20,48 (vinte reais e quarenta e oito centavos). O pagamento da cesta natalina teria valor total de R$ 494,32 (quatrocentos e noventa e quatro reais e trinta e dois centavos). Quanto ao tíquete e ao reajuste, veja abaixo a reivindicação dos (as) trabalhadores (as):

1. Tiquete 30 tíquetes no valor unitário de R$ 25,00;
2. Índice de reajuste ICV do último período, 10% de produtividade e 6,01 a título de reposição de perdas (de 2002 a 2007).

Ao final da reunião a representação dos trabalhadores registrou repúdio ao descaso da direção do Serpro em relação às reivindicações. A comparação mais óbvia é a grande diferença entre o aumento da receita do Serpro e a situação salarial, o que demonstra que a empresa não compartilha devidamente seus ganhos com os trabalhadores, não reconhecendo o esforço e a competência deles. A proposta de aumento chega apenas a 25% do reivindicado. Outras cláusulas tiveram avanços insignificantes.
A Fenadados também reiterou sua indignação sobre o PCCS. A proposta da empresa foi encaminhada unilateralmente, sem o devido debate com os trabalhadores, que reivindicam a imediata apresentação da completa proposta do Serpro para negociação.
O Serpro registrou que espera que as respostas dadas sobre os pontos de pauta sejam levadas à avaliação dos fóruns de trabalhadores.
Os trabalhadores foram representados por Telma Maria de Castro Dantas – Fenadados, Edna Marli Oliveira – Fenadados, Francisco Ribeiro (Chiquinho) – Fenadados, Antônio Carlos de Souza – Fenadados, João Batista de Barros – SINDPD/DF, Tereza Cristina Passetto – OLT/DF, Luiz Carlos Ferreira – OLT/DF, Rosane Maria Cordeiro – Sindados/MG, Paulo Sant'Ana Salles – SINDPD/RJ, Ademir Diniz – SINDPD/PB, Lúcia Helena Bernardes – Sindados/BA, Johnson Santos Rodrigues – OLT/DF, Albenes Francisco Souza – SINDPD/DF, Maria José Torres – Observadora do SINDPD/PE, José Hamilton Brandão Ferreira – SINDPD/SP, Clóvis Scherer – Dieese, Elisa Lorenzini – DataPrev OLT/SP, Renan Silva de Menezes – OLT/SP, Tânia Lobão de Abreu – SINDPD/MA, Socorro Lago – SINDPD/MA, Célio Stemback – Fenadados, Fabrício R. N. Diniz – OLT/Nacional Particulares, Marcel Brunetto – RS, Vera Guasso – Representante de Base, Maria Auxiliadora A. de Araújo – SINDPD/PE, Maria Rodrigues dos Santos – OLT/Nacional, José Valmir Bráz – SINDPD/CE.
Jonas Costa Neto/SUPGL – Coordenador, Hugo Miguel Medeiros do Vale/SUPTI – Membro e Marcos Benjamin da Silva/CESOL – Membro representaram o Serpro.

A próxima reunião ficou marcada para 26 de junho.