17/03/2007

Terceirizados da CEF definem cursos de requalificação

A Fenadados e dirigentes de sindicatos filiados voltou a se reunir com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (15). Os participantes definiram como o Plano Setorial de Qualificação Tecnologia da Informação e Software Livre (Planseq TI) contemplará a realização dos cursos de requalificação dos trabalhadores terceirizados da Caixa Econômica Federal (CEF).
Foi acertado que a Fenadados entregaria o perfil dos trabalhadores terceirizados para agilizar a definição e o estabelecimento dos cursos. Os treinamentos serão estabelecidos conforme o perfil dos terceirizados da CEF e também de acordo com as demandas de empresas do setor, como a DELL e o HSBC.

O MTE reservou recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), cerca de R$ 750 mil, para qualificar trabalhadores em softwares livres e proprietário. Os prestadores de serviço da CEF, que serão substituídos por concursados por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), serão os primeiros beneficiados com o Planseq TI.
O Planseq TI vai utilizar a metodologia de educação a distância. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Associação Nacional de Pró-reitores de Extensão seriam os responsáveis por oferecer os cursos. As primeiras turmas experimentais serão montadas no Paraná.
O próximo passo é sensibilizar mais empresas a assinarem acordos para priorizar a contratação de mão-de-obra qualificada por meio do Planseq TI. Em outubro do ano passado, a Dell assinou o protocolo de intenção e se comprometeu a priorizar esses trabalhadores na seleção e contratação de pessoal, além de oferecer contrapartidas reais para a realização dos cursos.
A federação ainda contribuirá para formalização de mais parceiros e projetar um panorama do cenário do mercado de trabalho nos Estados e da demanda das empresas.
Há outras três reuniões já estão pré-agendadas. Confira a programação:

20/3, às 17h30 - Reunião no MTE (Brasília – DF) com todos os sindicatos interessados em instalar as turmas,
28/3 - Reunião no MTE (Brasília – DF) com os empresários interessados em cooperar com o Planseq TI;
10/4 - assinatura do Planseq TI, com lançamento via videoconferência.

Fernanda Peregrino
Agência de Notícias Fenadados