27/07/2009

SINDPD-PR participa da II Plenária Nacional das Empresas Particulares em Macapá

A II Plenária Nacional dos trabalhadores (as) em Empresas Particulares foi realizada em Macapá nos dias 21 e 22/07/09.

A Plenária contou com a participação dos diretores da FENADADOS, representantes do SINDPD-AP, SINDPD-AM, SINDADOS-BA, SINDPD-CE, SINDPD-ES, SINDPD-GO, SINDPD-MA, SINDPD-PA, SINDPD-PB, SINDPD-PR, SINDPD-RJ, SINDPD-RN, SINDPD-SC, SINDPD-SP.

O SINDPD-PR foi representado neste evento pelas diretoras da entidade e coordenadoras das Empresas Particulares Marlene Fátima da Silva, Susidarlen Lara Ribeiro e Valquiria Lizete da Silva.

Os delegados (as) presente na Plenária aprovaram o regimento e após os participantes de cada estado fizeram um relato das deliberações aprovadas na I Plenária Nacional.

O evento contou também com a participação do representante do DIEESE onde foi debatido o Panorama Econômico e Jurídico.

As discussões se pautaram na unificação da data-base, Acordo Coletivo Nacional, Convenção Coletiva Nacional e Capacitação dos trabalhadores das empresas particulares.

A importância do evento foi a troca de informações dos delegados (as) presentes, onde observamos que cada estado tem uma caracteristica especifica, mais os objetivos são os mesmos quando discute-se o instrumento Coletivo de Trabalho Nacional que estabelecerá as condições de trabalho e garante os direitos dos trabalhadores.

A asssesora presente da FENADADOS esclareceu sobre o protocolo assinado entre a FENADADOS e o SENAI, que oferecerá cursos voltados para a necessidade da categoria.

Este convênio possibilitará que uma grande parcela de trabalhadores (as) tenham a oportunidade de se capacitarem profissionalmente sendo que, núcleos do SENAI encontram-se em todos os estados e também no interior dos mesmos.

Para o SINDPD-PR que já capacitou um grande número de trabalhadores (as) da CEF na capital e no interior do Paraná, este convênio só virá a somar possibilitando que aqueles trabalhadores (as) que não foi possivel atingir em algumas cidades do interior do Paraná,tenham a oportunidade de se capacitarem profissionalmente para que possam se reinserir no mercado de trabalho.

Nos proximos dias estaremos divulgando as resoluções da II Plenária Nacional das Empresas Particulares.

RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA NACIONAL DOS TRABALHADORES DE EMPRESAS PARTICULARES 21 e 22 de Julho de 2009 - Macapá – Amapá

Conforme aprovado na I Plenária Nacional, que ocorreu em Brasília no mês de março de 2009, a coordenação nacional dos trabalhadores em empresas particulares ficou assim composta: Ademir Diniz, Luis França pela diretoria da Fenadados e representando as forças políticas os companheiros Fabrício Roque e Rogertônio Alexandrino.

Os sindicatos que receberam equipamentos da CEF para qualificação dos trabalhadores demitidos da Caixa Econômica Federal deverão encaminhar mensalmente o relatório de Ação Desenvolvida ao MPT com cópia para a FENADADOS, independentemente da Parceria SESI/SENAI x FENADADOS;

Todos os sindicatos filiados à FENADADOS deverão encaminhar cópia dos Acordos Coletivos e Convenções Coletivas em vigência para a Federação para subsidiar o trabalho desenvolvido pelo DIEESE.

Ratificou a decisão da Plenária de Salvador onde desautoriza a FENADADOS a celebrar Acordo Nacional sem autorização por expresso dos sindicatos estaduais.

Unificação da data-base para MAIO.

Que a Coordenação Nacional das Particulares elabore uma proposta de pré-pauta de reivindicações, a ser encaminhada aos sindicatos para realização de assembléias.

Os sindicatos receberão a proposta de pré-pauta e terão um prazo de quinze dias para realização de Assembléias Geral e Extraordinária.

A Assembléia terá como ponto de pauta a unificação da data-base para o mês de maio, a análise da pré-pauta, visando à negociação nacional com empresas de âmbito nacional.

Após deliberação sobre o tema, o resultado deverá ser encaminhado à secretaria da Fenadados, imediatamente.

Realização de uma nova Plenária do setor até outubro de 2009.