22/07/2006

Servidores públicos terão contracheque digitalizado até o início de 2007...

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento começará a substituir, nos próximos meses, os contracheques de papel por um sistema eletrônico. Com a mudança, servidores poderão retirar seu contracheque virtual nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ou diretamente no portal do Siapenet – Sistema integrado de Administração de Recursos Humanos.
O serviço será implantado inicialmente em três estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. O objetivo da medida é modernizar o processo, facilitando o acesso do servidor a seus dados, além de buscar a redução de custos, estimada em R$ 200 mil mensais quando atingir a totalidade dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo.
O servidor que já pode retirar o contracheque nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil não terá nenhum custo adicional pelo serviço, apenas pagará taxa de um real se eventualmente solicitar a segunda via do comprovante. O programa que será utilizado armazena na memória tudo que foi emitido, permitindo assim que o servidor retire cópias dos documentos passados caso haja necessidade.
Os acertos finais para o inicio da substituição deverão ser acordados durante o IV Encontro Nacional do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) que ocorrerá em Brasília no Hotel Nacional nos dias 30/08, 31/08 e 01/09.  A expectativa da SRH é substituir os contra-cheques dos servidores ativos até o inicio de 2007 e futuramente estender o sistema aos aposentados e pensionistas.

WNews, 18/07/06.

WNews, 18/07/06.