12/08/2006

Resoluções Plenária Nacional de Campanha dos (as) Trabalhadores (as) em empresas Particulares e Prestadoras

A Fenadados estará presente em reunião com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério do Trabalho (MTb). O encontro, acordado entre a Federação e o MPT, tem o objetivo de discutir o Termo de Ajuste de Conduta - TAC, que diz respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da CEF.

Devido à ampliação na composição da reunião, o MPT está contatando a todas as instituições para confirmar a data, mas a previsão é de que ocorra durante a próxima semana.
No momento da reunião com o MPT, os sindicatos estaduais deverão organizar os prestadores de serviço para realizar assembléias/paralisações com duração de uma hora.
As medidas citadas acima foram aprovadas durante a Plenária Nacional de Campanha Salarial 2006/2007 dos Trabalhadores (as) das Empresas Privadas e Prestadoras de Serviços, realizada nos dias 29 e 30 de julho em Natal (RN). A Plenária contou com a participação de dirigentes da Fenadados e de representantes do Sindados-BA, SINDPD-CE, SINDPD-MA, SINDPD-PE, SINDPD-ES, SINDPD-RJ, SINDPD-PR, SINDPD-PB, SINDPD-DF, SINDPD-MT e SINDPD-RN.
Outras propostas de defesa dos empregos dos prestadores de serviço da Caixa também foram aprovadas. Entre elas:

Criar materiais unificados nacionais para a campanha em defesa do emprego (cartaz, adesivo, carta à população e panfleto);
  • Buscar projeto de requalificação profissional que dê condições mínimas aos prestadores demitidos e empregados de disputar vaga no mercado;
  • Buscar audiências públicas nos estados e no Congresso Nacional para denunciar a situação dos prestadores;
  • Provocar ações nos estados contra o MPT;
  • O acompanhamento pelos sindicatos estaduais das licitações na Caixa, com envio das informações para a Fenadados;
  • Grupo de trabalho para auxiliar a condução nacional da campanha e elaboração política, com a participação nas questões dos prestadores do SINDPD-PR com rodizio com o SINDPD-RJ, nas questões dos acordos nacionais Politec: SINDADOS-BA e CTIS: SINDPD-PE, somando a coordenação da Fenadados;
  • Desencadear uma campanha nacional contra as empresas que descumprem os acordos coletivos;
  • Convocar o Comando Nacional das Empresas Prestadoras após a reunião com o Ministério Publico do Trabalho.
Os presentes na Plenária discutiram ainda estratégias para a negociação do acordo nacional da CTIS e da Politec. Foi decidido que o ACT Datamec 2006/2007 servirá  de base para a formulação das pautas de reivindicações, objetivando a assinatura de acordos com as duas empresas particulares.
A Federação está encaminhando o ACT da Datamec (anexo). Os estados deverão realizar assembléias deliberativas para autorização da negociação do Acordo Nacional com a Politec e a CTIS, bem como para analisar o ACT da Datamec e decidir o que será aproveitado como reivindicações para os acordos nacionais das duas empresas.

Gestão 2004/2007
Muitas Razões para Lutar!!

Fonte: FENADADOS