19/01/2007

Programa Computador para Todos recebe R$ 600 milhões em 2007

O BNDES aumentou o crédito destinado para o Programa Computador para Todos, que facilita compra de computadores populares. Com a aprovação da diretoria do banco, o orçamento do programa aumentou para 600 milhões de reais, o dobro do valor anteriormente fixado. O banco também prorrogou o prazo do programa para até 31 de dezembro de 2008.

O BNDES financia a rede varejista para aquisição e comercialização de equipamentos novos e produzidos no país. O preço máximo de venda à vista dessas máquinas ao consumidor final deve ser de R$ 1,4 mil e as configurações dos itens financiáveis deverão ser estabelecidas pelo programa. Já foram financiados 146.901 computadores, atingindo o total de 176 milhões de reais em seu primeiro ano de vigência.
O governo pretende elevar o teto de isenção de impostos para a venda de computadores. Atualmente, o valor está em R$ 3 mil. Com a elevação, o governo espera atingir máquinas mais sofisticadas. Dessa forma, as pequenas empresas também seriam beneficiadas com programa.
As operações financeiras realizadas no Computador Para Todos têm como custo a TJLP – atualmente em 6,5% ao ano. O prazo total de financiamento é de 30 meses, com carência de até seis meses e prazo de amortização de até 24 meses.

Por Alan Borges
Da Agência de Notícias Fenadados