24/05/2010

Notória a insatisfação dos trabalhadores (as) da CELEPAR no aguardo de uma contraproposta da Pauta de Reivindicações

Ciente da efervescência dos ânimos e ansiedade de todos trabalhadores da Celepar perante a inércia da direção da empresa que trata nosso Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, informamos que enviamos um ofício semana passada alertando a empresa sobre a demora e lentidão desta negociação.

Reiteramos que a defasagem salarial da empresa deve ser revista com urgência, pois no âmbito do Planejamento Estratégico que é aproximar a Sociedade da Administração Pública através de soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação só poderemos atingir este objetivo com os trabalhadores satisfeitos na empresa.
Através de pesquisas salariais e nos balanços da empresa, conclui-se que a Celepar além de obter grande lucro também  proporciona economia para o Estado. Porém, estas vantagens não são repassadas àqueles que realmente trazem este resultado, que é a classe trabalhadora da empresa, que poderia ser revisto através de uma Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), principalmente quando este assunto já foi aprovado pela Assembléia Legislativa e apenas aguarda aprovação governamental para virar lei em nosso estado.
Em relação a questão salarial, é notória a defasagem, empresas do próprio estado, onde a atividade fim não é a informática a remuneração destes profissionais são muito superiores aos da Celepar.
A título de exemplo citamos a Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), empresa pública que recentemente teve um Plano de Cargos e Salários (PCS) aprovado pelo nosso atual governador.
Com um PCS que entrará em vigor a partir do início do próximo ano, porém este plano foi realizado em duas etapas:
    * 1º enquadramento da tabela salarial
    * 2º uma plano que descreve a percorrabilidade da carreira.
A primeira etapa já foi implantada a mais de um mês atrás, onde os salarios iniciais são: Analistas R$ 3.400,00 e  Técnico 2.000,00. Vale ressaltar que esta empresa possui um quadro funcional próximo ao da Celepar.
A Celepar com todos os prêmios e menções internacionais que possui não pode mais esperar para valorizar o profissional que é o principal ator em todas as cenas desta empresa.

Se queremos uma Celepar, sustentável, atrativa e consolidada independente dos próximos governos não podemos mais esperar.
O diferencial desta empresa, não são os equipamentos, a estrutura nem sua localidade e sim dos bravos trabalhadores que não medem esforços para alcançar os resultados almejados pela empresa, chegou a hora da contrapartida, que é a valorização profissional daqueles que realmente fazem acontecer.