28/05/2007

Mazoni deixa a Celepar para assumir o Serpro

Uma das últimas atividades de Marcos Mazoni na presidência da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), foi vistoriar, na manhã desta sexta-feira, as obras do novo prédio da empresa, cuja conclusão está prevista para o final de julho. Mazoni está deixando a Celepar para assumir a presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente Lula.

Mazoni presidiu a Celepar desde o início do mandato anterior do governador Roberto Requião, e é responsável por inúmeros avanços que mudaram o perfil da empresa, a começar por todo o ambiente tecnológico. O Programa de Software Livre, que possibilitou o desenvolvimento de soluções e produtos inovadores para os órgãos de Governo, reconhecidos em nível nacional e internacional, é um desses avanços. Sistemas como o correio eletrônico Expresso, a Plataforma Paraná de Desenvolvimento de Sistemas, o gerenciador de portais Xoops, o portal colaborativo “Dia-a-Dia Educação”, os sistemas de habilitação e de veículos do Detran-Pr, de acompanhamento e resultados de projetos, o Paraná Digital e tantos outros, foram feitos em plataforma software livre.
Mazoni também foi responsável pela instalação das cinco regionais do interior (Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel) e pela notoriedade que a Celepar ganhou com a realização de inúmeros eventos, como o Circuito Paranaense de Software Livre e a Conferência Latino-Americana de Software Livre, além dos inúmeros prêmios conquistados pela informática pública paranaense nos últimos anos.

A nova direção da Celepar começará a ser discutida na próxima segunda-feira, 28, na reunião do Conselho Administrativo. O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, deverá assumir a presidência interinamente.

NOVO PRÉDIO – A nova sede da Celepar, em construção ao lado da atual, na rua Mateus Leme, no Centro Cívico, era um sonho acalentado há três décadas e somemnte agora viabilizada pelo Governo Requião. Com uma área de 6.671 m2, o prédio abrigará as áreas de desenvolvimento e operações e o novo Datacenter. As obras, realizadas conforme o cronograma , estão em fase de acabamento.

Legenda:

Marcos Mazoni e o diretor administrativo-financeiro, Wolnei Bonotto, vistoriam as obras do novo prédio da Celepar.