01/06/2007

Mazoni assume a presidência do Serpro

Marcos Vinícius Ferreira Mazoni é o novo diretor-presidente do Serpro. A nomeação foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União do dia 31 de maio de 2007. A mesma edição traz a exoneração do atual diretor-presidente, Wagner José Quirici.
Mazoni, 46 anos, gaúcho, é formado em Administração de Empresas; pós- graduado em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comandava, desde 2003, a empresa estadual de informática do Paraná (Celepar).  Antes de atuar naquela empresa, Marcos Mazoni  trabalhou na presidência da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs),  de 1999 a 2002.  Atuou,  durante 20 anos, na Companhia Riograndense de Telecomunicações, onde foi gerente de planejamento operacional (1990-1991); de 1990 a 1992, fez parte do gabinete de Planejamento da Prefeitura de Porto Alegre;ocupou o cargo de diretor-técnico e administrativo da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procemp)  no período de 1993 a 1998; presidiu, também, a Associação Brasileira de Entidades Municipais de Informática (ASBEMI) de 1997 a 1998 e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)  de 2003 a 2004.

Mazoni é um dos percussores dos sistemas de informática em softwares livres no Brasil, tendo coordenado o I Fórum Internacional de Software Livre realizado em Porto Alegre em 2000; também é membro do  Conselho deAdministração da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Na Celepar, Mazoni foi responsável por inúmeros avanços que mudaram o perfil da Empresa, entre eles, a adoção do Programa de Software Livre que possibilitou o desenvolvimento de soluções e produtos inovadores para os órgãos de Governo, reconhecidos em nível nacional e internacional. Também foi responsável pela instalação das cinco regionais do interior (Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e
Cascavel) e pela notoriedade que a Celepar ganhou com a realização de inúmeros eventos, como o Circuito Paranaense de Software Livre e a Conferência Latino-Americana de Software Livre, além dos inúmeros
prêmios conquistados pela informática pública paranaense nos últimos anos.

Comunicação Empresarial do Serpro, 1º de junho de 2007