28/08/2008

Manifestação dos (as) Trabalhadores do Serpro, durante a abertura do CONSEGI

Com a participação de dirigentes e trabalhadores de vários estados a Fenadados e seus sindicatos filiados realizaram, dia 27 de agosto de 2008, uma manifestação em frente ao prédio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC, local onde está sendo realizado o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico -  CONSEGI, que ocorre de 27 a 29/08/2008.

O CONSEGI de acordo com seus organizadores é “essencialmente um evento de governo para a sociedade, sendo que a presença dos diversos atores governamentais é fundamental para a construção de políticas públicas de TI, que contemplem os direitos coletivos da sociedade, no que se refere à democratização da informática pública.”
Os trabalhadores do SERPRO aprovaram esta manifestação com o intuito de levar ao conhecimento da sociedade, o trabalho desenvolvido pelo seu corpo funcional, bem como demonstrar que, enquanto a direção da empresa se propõe a discussão da democratização da informática pública, trata o Plano de Cargos e Salários de seus funcionários de forma autoritária, sem permitir sequer o conhecimento amplo da proposta.  Ainda, que em pleno processo de negociação salarial, esta direção tentou efetivar o desconto dos dias de paralisação. Recuaram desta atitude em decorrência de liminar concedida em Porto Alegre.
Durante a manhã desta quarta-feira, vários trabalhadores e dirigentes explanaram sua insatisfação com a postura que até então vem sendo conduzida a negociação salarial referente ao período 2008/2009,pela direção do Serpro.
Nem nos governos mais autoritários, os trabalhadores do Serpro foram aviltados em seus direitos como vem procedendo a atual diretoria que, diga-se de passagem é composta também por ex-sindicalistas.

Fonte: FENADADOS