14/07/2007

Inclusão digital: Governo leva telecentros para todas as cidades brasileiras

Quase 4 mil municípios se cadastraram no Ministério das Comunicações para receber os kits com equipamentos para a instalação de telecentros comunitários.

Todos os Estados brasileiros já estão participando, com adesão de mais da metade de seus municípios. No Amapá, Acre e Mato Grosso do Sul, a adesão foi total.  Em Minas Gerais , que é o Estado com o maior número de municípios (853), 73% deles já se inscreveram para receber os computadores.

Por meio de pregão eletrônico, previsto para o dia 2 de agosto, o ministério vai adquirir 5,4 mil kits com equipamentos de informática, audiovisuais e mobiliários para a montagem dos telecentros.

Nesta etapa do programa, cada prefeitura poderá inscrever-se para receber apenas um telecentro. Para o próximo ano, o ministério vai ampliar o programa, instalando um número maior em cada município.

“Nossa proposta é universalizar o acesso à tecnologia e informação a todas camadas da população. A prioridade absoluta é as escolas públicas”, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Ele informa ainda que todos os telecentros serão conectados à internet banda larga (em alta velocidade) pelo Programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão). Atualmente, o Gesac conta com 3,4 mil pontos de conexão espalhados pelo país. Este número vai saltar para 20 mil até o final de 2008.

As regras para a adesão dos municípios estão disponíveis na página do ministério na internet (www.mc.gov.br). Como contrapartida, as prefeituras devem providenciar o espaço para a instalação.

O local deve ser de acesso fácil e livre à população, com mínimo de 48 metros quadrados para colocar os dez computadores por telecentro. Ainda deve ter água potável, iluminação, sanitários e adaptações para portadores de necessidades especiais. E também é preciso disponibilizar pessoal qualificado e constituir um Conselho Gestor do Telecentro.

As prefeituras que se cadastrarem assumem o compromisso de manter o telecentro em funcionamento por, no mínimo, cinco anos. Os municípios interessados em receber os kits ainda podem se inscrever na página do ministério na internet ou pelo endereço eletrônico cgpe@mc.gov.br.

As informações são do Ministério das Comunicações

As informações são do Ministério das Comunicações