21/12/2007

Finalmente conseguimos cumprir a 1ª Etapa da Curso de Capacitação em Informática Básica

O SINDPD-PR no dia 19/12/2008 conseguiu cumprir mais uma etapa do curso de Capacitação em Informática Básica, entregamos o certificado de conclusão do I módulo do curso, foi e está sendo uma luta, mas, estamos conseguindo ganhar esta batalha com muito trabalho.

Não foi fácil até chegarmos a este momento, éramos totalmente inexperiente, mas, encontramos pessoas que resolveram sonhar juntos e tornar este sonho realidade.
A CELEPAR representada pelo Dr. Nizan Pereira, juntamente com o Diretor de Serviços IP e Multimídia Claúdio Dutra, não mediram esforços para que este projeto acontecesse, disponibilizaram uma equipe técnica altamente competente, porque não é fácil montar uma grade de projeto, ainda mais com 03 módulos, o SINDPD-PR agradece a CELEPAR ter disponibilizado o Assessor de Serviços IP e Multimídia Glauco Gomes Menezes que com sua experiência e sua formação de pedagogo não mediu esforços para nos ajudar, também agradecemos ao Dr. André Passos que sempre esteve junto com estes trabalhadores e nos apoiando.
Foi um projeto desafiador, tanto para o sindicato quanto para CELEPAR, agradecemos aos técnico da CELEPAR que montaram apostilas e aos colegas que hoje são chamados de professores que não mediram esforços,  e totalmente dedicados neste projeto.
Não vamos esquecer dos alunos ou seja trabalhadores, que neste período passaram por grandes dificuldades, sem vale transporte até mesmo sem salário, mas, não desistiram foram valente, como o Claúdio Dutra disse em seu discurso “Quem cuida de trabalhador é trabalhador, o patrão pode até tirar o trabalho mas o conhecimento não tem nenhum patrão que tire, portanto, esta formação que o sindicato está fazendo é fundamental para vida de cada um”, hoje estes trabalhadores que estão aprendendo em software livre estão a frente de muitos profissionais.
Muitos trabalhadores começaram a fazer o curso com conhecimento mínimo em informática e sem noção nenhuma de software livre, mas, felizmente estes trabalhadores provaram que todos tem a capacidade de aprender e o que é complicado se torna simples, isso, que nos deixou muito orgulhosos.
Sabemos que esse é o caminho dos sindicatos, proporcionar formação para que os trabalhadores possam ser inseridos neste novo mercado de trabalho, e nesta nova linguagem.
Uma ferramenta gratuita que proporciona a criação de novas vagas no mercado de trabalho a baixo custo.
Não adianta ficar somente no discurso, o que os trabalhadores precisam é de coisas concretas.
Este programa é uma via de mão dupla, aproxima os trabalhadores de base ao sindicato, e ao mesmo tempo proporcionando que ele permaneça no mercado de trabalho e na categoria.
Estamos caminhando apesar das dificuldades encontradas, abrindo caminhos com mais parceiros que estão acreditando neste projeto.
Em março de 2008 será iniciado o curso de Capacitação em Informática Básica para Trabalhadores Terceirizados da CEF no interior do Paraná em Foz do Iguaçu, nos mesmos moldes de Curitiba, com o apoio de Itaipu que nos disponibilizou o seu Parque Tecnológico.

Vejam as fotos da entrega do certificado..

Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.