25/10/2006

Fenadados conquista cooperação para requalificar terceirizados da CEF

A Fenadados firma a primeira parceria para viabilizar os cursos de requalificação dos terceirizados da Caixa Econômica Federal (CEF). Esses trabalhadores serão dispensados em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), ordem do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Por meio da intermediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será assinado o Protocolo de Intenções do Plano Setorial de Qualificação Tecnologia da Informação (Planseq TI) em Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira (20), às 15h. Firmam o documento o próprio MTE, a Fenadados, a Dell Computadores do Brasil, a Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro/RS).
O objetivo do acordo é “a cooperação dos partícipes para desenvolver ações de qualificação social e profissional voltadas para trabalhadores da área de tecnologia da informação, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ)”, segundo a minuta do Protocolo.
O projeto foi elaborado pelo MTE com o apoio da Federação para atualizar e reinserir no mercado de trabalho os prestadores de serviço da CEF. Segundo o documento, caberá ao MTE estabelecer convênio e outros instrumentos que beneficiem os participantes do Planseq TI e à Fenadados, à ABDI e à Assespro/RS divulgar e mobilizar os trabalhadores do segmento para se inscreverem no programa.
Já a Dell e outras empresas que assinem o acordo futuramente se comprometerão a priorizar esses trabalhadores na seleção e contratação de pessoal e oferecer contrapartidas reais para a realização dos cursos, a serem definidas pelas partes.

Atividade: Assinatura Protocolo de Intenções Planseq Tecnologia da Informação
Local: Av. Ipiranga, nº 6681, TecnoPuc, Prédio 96D – Porto Alegre/RS