14/08/2009

Fechamento de cláusulas pendentes foi tema da 8ª reunião com a DATAPREV

No dia 12/08, representantes dos trabalhadores da DATAPREV e da empresa reuniram-se na sede empresa, em Brasília.
O objetivo foi formalizar as deliberações das assembléias estaduais dos trabalhadores, quanto à contraproposta apresentada pela empresa, por ocasião da última reunião de negociação, bem como dar prosseguimento aos debates das cláusulas que estão pendentes de fechamento.

Mais uma vez, a representação dos trabalhadores formalizou a rejeição do ajuste salarial de 5,53% pelo conjunto dos trabalhadores. Inclusive foi protocolado um documento produzido pela Subseção do DIEESE na FENADADOS, o qual faz uma análise sobre as propostas econômicas apresentadas pela empresa (ACT anual e ACT com vigência por dois anos), mostrando que ambas não trazem nenhum ganho real para os trabalhadores.
Mas durante a reunião de negociação, várias cláusulas pendentes foram tratadas.
Em relação às paralisações ocorridas, a empresa, evocando a legislação, informou que vai descontar os dias parados na próxima folha de pagamento. Nos estados onde houve comunicação prévia (72 horas) será considerado “falta greve”. Nos estados onde não foi cumprido o prazo legal de formalização, a ausência ao trabalho será considerado como “falta não justificada”.
A representação dos trabalhadores argumentou que as negociações ainda estão em curso, e que este não seria o momento de realizar tais descontos. “É preciso bom senso para negociar. Esperamos que a empresa reconsidere essa posição”, enfatizaram os representantes.
Ainda assim, vale ressaltar que a FENADADOS sempre orientou às entidades filiadas a observarem atentamente os trâmites que antecedem uma paralisação, justamente para evitar problemas futuros.
Os trabalhadores foram representados pela Coordenação Nacional da DATAPREV, composta pelos diretores da FENADADOS Edna Marli Oliveira, Francisco Ribeiro Araújo e Telma Maria de Castro Dantas, e os representantes do SINDPD-GO – José Gildázio da Silva, e OLT-Nacional (OLT-SP) - Elisa Lorenzini, Maria José Torres do SINDPD-PE e José Carlos do SINDPD-RJ.
Acompanharam também os trabalhos representantes do SINDADOS-BA, SINDPD-CE, SINDPD-DF, SINDPD-PR, SINDPD-RJ, SINDPPD-RS, OLT-DF, ANED e Sindicato de São Paulo.

Fonte: FENADADOS