28/01/2008

Febre amarela só é transmitida por picada de mosquito

Apesar de a maior parte dos casos de epizootia, até o momento, terem sido registrados no estado de Goiás, norte de Minas Gerais e Distrito Federal, essas não são as únicas áreas em risco no país.

Toda a região Norte e a Centro-Oeste são consideradas endêmicas. Além disso, outras regiões são consideradas áreas de transição. Ao todo, 18 estados, além do Distrito Federal, fazem parte deste quadro: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
A vacina leva dez dias para fazer efeito e garante a imunização por dez anos. Ela é contra-indicada para quem tem menos de seis meses de idade, doenças que afetem a imunidade ou alergia a ovo. Mulheres grávidas devem procurar o médico para analisar o caso.
Os principais sintomas da febre amarela são febre alta, dor de cabeça, vômito e insuficiência nos rins e no fígado.