17/03/2007

Dataprev vai adotar sistema Expresso do governo do Paraná

A Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), órgão do governo federal, vai utilizar o sistema Expresso, que inclui correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços e gerenciador de fluxo de trabalho (workflow), desenvolvido em software livre pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). O convênio de cooperação técnica, assinado na segunda-feira (12), entre os presidentes da Celepar, Marcos Mazoni, e da Dataprev, José Antonio Borba Soares, prevê a cessão gratuita dos direitos de uso do Expresso pela empresa federal, que poderá adaptá-lo às suas necessidades.
Além da Dataprev, outras instituições federais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, estão adaptando o sistema para sua utilização. Os governos de Sergipe, Amazonas e Mato Grosso do Sul também fazem uso da solução desenvolvida pela Celepar. Anteriormente, o governo do Paraná já havia cedido os códigos-fonte do sistema para o governo da Venezuel a. A cessão é feita com base no decreto 5.111/2005, que trata dos licenciamentos dos programas de computador desenvolvidos pela Celepar para os órgãos da administração direta e indireta do Paraná.
Segundo o presidente da Datraprev, José Antonio Soares, o sistema deve ser implantado imediatamente dentro da empresa, em substituição à solução proprietária utilizada atualmente. “Na situação de desenvolvimento em que o Expresso se encontra ele vai atender a 95% de nossas necessidades”, destacou Soares. De imediato, o sistema será utilizado para atender 53 mil caixas postais da Dataprev, informou o coordenador de software livre, Márcio Sena.
Segundo o coordenador, o Expresso é a primeira alternativa fora dos padrões de software proprietário capaz de atender as necessidades da Previdência Social. Conforme estimativas dos dirigentes da Dataprev, somente com licenças de uso, o Expresso vai propiciar à empresa uma economia imediata de R$ 12 milhões. No governo do Estado, a eco nomia com o sistema de correio eletrônico já chega a R$ 25 milhões.
Também o gerente regional da Dataprev no Mato Grosso do Sul, José Luís Pissin, comemorou a assinatura do acordo. “Nós também queremos contribuir para o desenvolvimento do sistema”, destacou Pissin, adiantando que os técnicos daquela regional já estão trabalhando na construção de um novo módulo de gestão de documentos, que será agregada ao Expresso. O presidente da Celepar, Marcos Mazoni, ao destacar que o Expresso é uma suíte de comunicação efetiva, anunciou que, em breve, serão incorporadas novas funções e tecnologias ao sistema, como subrotinas de intranet, vídeo-conferências e voz sobre IP (VOIP).
Funções – O Expresso é um conjunto integrado de ferramentas em software livre com serviços de correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços e gerenciador de fluxo de trabalho. Permite a busca e o compartilhamento de informações corporativas, facilitando o trabalho em grupo e o acompanhamento de tarefa s, independente da plataforma ou de limites geográficos, técnicos ou organizacionais. O sistema permite ao usuário acesso aos seus serviços diretamente de uma página web, a partir de qualquer computador com acesso à internet.
Desde que foi desenvolvido em 2005, pela Celepar, a partir da tecnologia “e-groupware”, o sistema vem sendo aprimorado de forma acelerada. No módulo Correio, as mensagens aparecem em ordem decrescente de data. Para ler a mensagem basta clicar sobre o assunto. Para excluir ou mover mensagens para uma pasta, basta selecionar as mensagens clicando no quadrado branco que fica à esquerda e depois na caixa de escolha, ou simplesmente arrastá-las para a lixeira ou para outra pasta. Esse módulo também permite a composição de mensagens. Os destinatários podem ser pesquisados nas páginas pessoas, de grupos ou no catálogo geral.
A Agenda tem várias formas de visualização (dia, semana, mês, ano). Na visão diária, a inclusão de compromissos pode ser feita clicando-se no horário desejado. Uma entrada de agenda pode incluir localização, ter uma categoria para visualização, localização, alarme e repetição. O compromisso pode durar minutos ou mesmo dias. Participantes podem ser convidados. Os participantes podem ser escolhidos a partir de uma lista. Basta clicar no nome que aparece na janela à esquerda e então no botão “adicionar” para incluir. Para excluir, clica-se no nome na janela à direita e então em “remover”.
Para acelerar a busca digita-se as iniciais do nome no campo “buscar”. Os convidados receberão uma mensagem avisando e deverão ir até sua agenda, abrir o compromisso, clicar no “sem resposta” ao lado de seu nome e então aceitar ou declinar o convite.
O catálogo de endereços pessoais permite o cadastramento de várias informações sobre os contatos. Antes da utilização das categorias do catálogo é preciso fazer o cadastro na opção “editar categorias” no menu retrátil. Para incluir uma nova entrada basta clic ar no botão “adicionar”. No “workflow” (gerenciador do fluxo de trabalho) é possível publicar, filtrar e acompanhar qualquer processo de trabalho da organização, tais como atos administrativos e ligações telefônicas.

Governo do Paraná, 13/3/2007