17/12/2007

Dataprev quer safar-se de suas responsabilidades com seus empregados

Empresa implanta programa de demissão voluntária para funcionários com mais de 20 anos de casa, a Dataprev apresentou o Programa de Desligamento Incentivado (PDI) para a representação dos seus empregados e empregadas, nesta segunda-feira (10).

O PDI é aplicável a admitidos até 1988 e aposentados em atividade. A estatal de informática diz que a meta é alcançar pelo menos 20% dos funcionários com o programa, cerca de 400 pessoas. A adesão ao PDI começa ainda este mês e, de acordo com o cronograma da empresa, até a primeira quinzena de março de 2008 as demissões estarão formalizadas.
Os representantes dos trabalhadores e trabalhadores da Dataprev rechaçaram o PDI, pois são contra todo tipo de demissão. Os dirigentes sindicais frisaram que o programa mascara a real intenção da empresa de demitir para não arcar com as aposentadorias dos mais antigos. Reforçaram também que a diretoria da Dataprev deveria estar ocupada com o fortalecimento da empresa, que passa pela requalificação de sua força de trabalho; valorização de seus empregados e empregadas mais experientes; estabelecimento de plano de cargos e salários atualizado; e realização de concurso público. Tudo isso daria mais qualidade ao serviço ofertado pela Dataprev.

Histórico – Esta não é a primeira vez que a estatal estabelece este tipo de programa. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, também implementou o Programa de Desligamento Voluntário (PDV). No atual governo, eleito com amplo apoio da classe trabalhadora, o estabelecimento desse tipo de programa parece mais absurdo ainda. O PDI aparentemente oferece vantagens para os funcionários, que, no entanto, devem ter em mente as dificuldades para a reinserção no mercado de trabalho e os descontos do imposto de renda sobre os direitos trabalhistas.
A Fenadados realiza reunião executiva no próximo dia 19 de dezembro para discutir estratégias de mobilização e orientação aos trabalhadores e trabalhadoras elegíveis para o PDI. A Federação dará todo o apoio necessário para os empregados e empregadas da empresa, evitando que eles sejam assediados moralmente e coagidos a aderir ao programa.