13/05/2009

Dataprev investe em máquinas. Trabalhador fica com perspectiva de lucro zero

Nesta quarta-feira, dia 13/05/09, ocorreu a terceira reunião da Comissão Paritária que discute o Plano de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR 2009 a ser paga em 2010) dos trabalhadores da Dataprev.

Reiteradamente os representantes dos trabalhadores enfatizaram a questão da linearidade na distribuição dos lucros e a exclusão do Sistema de Avaliação Funcional (SAF), pontos aprovados nas assembléias estaduais realizadas.
Cabe aqui um parêntese: O SAF foi instituído com intuito de fomentar disputas internas entre os trabalhadores e também punir aqueles que não conseguem alcançar “as metas preestabelecidas”. Ressalte-se que o SAF não é uma ferramenta transparente e democrática, pois até o momento as avaliações de todo o corpo funcional não foram divulgadas. Inclusive, o Sistema de Avaliação Funcional já foi rejeitado pelos trabalhadores como referência para recebimento da PPLR, por se tratar de um sistema frágil e nada democrático e/ou transparente.
A empresa em sua proposta, já divulgada, registra a possibilidade de lucro zero, para o ano de 2009, uma vez, que por decisão da gestão, estará investindo apenas em melhorias tecnológicas, não reservando, segundo a proposta apresentada, nenhum saldo para distribuição entre os trabalhadores.
A empresa registrou a posição de manter a vinculação do pagamento da PLR ao SAF, bem como registrou uma posição não muito clara com relação a admitir discutir a forma de distribuição, não explicitando os percentuais.

Conclusão – Não há contraproposta apresentada pela Dataprev para avaliação em assembléias.

PPLR 2008 a ser paga em 2009 – Os representantes da Dataprev reafirmaram que, até o momento, não há definição de uma data para pagamento, embora o processo “continue nos canais competentes para aprovação”.
Representando os trabalhadores, participaram da reunião os diretores da FENADADOS Edna Marli Oliveira, Luis Carlos França e Socorro Lago.
Nova reunião está agendada para o dia 20 de maio, às 8h30min, nas dependências da empresa.

Fonte: FENADADOS