07/07/2008

Comunicado do Dr. Nizan Pereira (Presidente da CELEPAR) aos trabalhadores (as)

Sobre as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2008-2009), a Diretoria Executiva da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) se dirige a todos os (as) empregados (as) para expôr o que segue:

1. O crescimento e a consolidação da Celepar como empresa pública, amplamente reconhecida por sua capacidade de inovação, atendimento e desenvolvimento tecnológico, são resultados dos esforços de muitos setores, em especial de seus funcionários.

2. As reivindicações dos trabalhadores foram discutidas nas várias rodadas de negociação, onde sempre prevaleceu o bom senso e o entendimento entre as partes.

3. A Diretoria não tem medido esforços para ampliar a participação dos empregados nos rumos da Companhia. Hoje, os funcionários têm voz ativa no Conselho de Administração e dentro da própria diretoria, onde importantes cargos são ocupados por empregados de carreira, que também ocupam papel decisivo na coordenação do Conselho Revisor, responsável pelo acompanhamento dos projetos estratégicos da empresa.

4. Outra demonstração da participação efetiva dos empregados nos destinos da Celepar é a proposta que fazemos, neste momento, de criação de comitês paritários para tratar de assuntos de interesse dos funcionários. A escolha dos representantes dos(as) trabalhadores (as) nos comitês deverá ser feita através de eleição eletrônica com a livre participação dos empregados. As atividades dos comitês serão registradas no e-CAR para o efetivo acompanhamento dos funcionários.

5. As decisões tomadas no âmbito dos comitês, respeitados os princípios legais e econômico-financeiros da empresa, serão aplicadas imediatamente após os devidos procedimentos administrativos para a sua consecução.

6. Sobre a aplicação da verba de manutenção do Plano de Carreiras e Salários (PCS), propomos que sua distribuição e definição de níveis sejam feitos por um comitê paritário constituído especificamente para esta finalidade. Nos casos de desligamentos ocorridos após a assinatura do Acordo Coletivo, cujos funcionários tenham sido promovidos, os recursos utilizados para esse fim serão acrescidos ao saldo destinado para novas promoções.

6. Em relação ao reajuste salarial, a proposta da Diretoria contempla a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor medido pelo IBGE, do período de maio de 2007 a abril de 2008.

7. Correção de 8,67% do auxílio-alimentação, com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC/Ipardes) em Curitiba referente ao período de maio de 2007 a abril de 2008.

8. Manutenção das demais cláusulas de benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008, exceto a referente ao aumento real.

Esclareço que esta proposta, além de manter e ampliar conquistas históricas dos trabalhadores, também reflete a atual capacidade financeira da empresa e o compromisso da atual gestão com o futuro da Companhia.

Isto posto, espero a compreensão e o apoio de todos, ratificando mais uma vez que a presente proposta é a melhor que poderíamos oferecer, sem desmerecer os pleitos eventualmente não contemplados,

Atenciosamente,

Nizan Pereira Almeida