02/07/2008

Começou mesmo às 9:00 horas

O movimento paredista dos trabalhadores da CELEPAR, começou com toda força e união necessária para que a empresa volte abrir as negociações, e avançar na sua contraproposta.
Com mais de 400 trabalhadores, o movimento paredista mostrou que unidos somos fortes, e além de tudo, que estamos falando sério, pois, chega de esmola, chega de ficar por último.

A Empresa cresceu, a empresa investiu, a empresa está construindo o seu novo prédio, e quando chega a nossa vez, diz que não têm dinheiro. Esse discurso é velho e não cola mais, pois, quem faz o bolo crescer tem todo o direito de receber a sua parte.
Você que participou, que esteve lá na luta, diga para aquele seu colega ao lado que não aderiu ao movimento, que ele não sabe o quanto perdeu.
O movimento foi coeso e pacifico onde os trabalhadores demonstraram sua indignação pelo descaso que está sendo tratado as suas reivindicações, não basta só ficar indignados temos que ir a luta para virar o jogo.
Aqueles que não aderiram ao movimento esperamos que tenham consciência, ainda há tempo de refletir e se juntar aos que estão na luta.
O SINDPD-PR parabeniza todos os trabalhadores que participaram da paralisação, mostrando sua garra e determinação.

Foram valentes...

CONTRAPROPOSTA apresentada pela empresa e rejeitada pelos trabalhadores:

Correção salarial: aplicação da variação do INPC (IBGE), do período de maio/07 abril/08, no percentual de 5,90%.

Correção auxílio alimentação:  Aplicação da variação do índice de preços ao consumidor (IPC/IPARDES) em Curitiba, ítem alimentação fora do domícilio, referente ao período de maio/07 abril/08, no percentual de 8,67;
Hoje o valor do auxílio alimentação está em R$490,00;

- Correção dos demais ítens econômicos pelo mesmo índice da correção salarial (INPC), 5,90%;

- Manutenção das demais cláusulas de Benefícios do Acordo vigente; exceto a cláusula de nr. 02, referente ao Aumento Real;

Outros ítens da Pauta de Reivindicações 2008/2009

Criação de Comitês para tratar dos seguintes ítens:

- Reestruturação do Plano de Carreira;
- Banco de Horas;
- Licença sem vencimento;
- Regras para todos os cursos;
- PDV: Plano de demissão voluntária para aposentados.

Comitê interno de relações de trabalho permanente

Neste comitê seriam discutidos os seguintes ítens:

- Medicamentos de uso contínuo;
- Penosidade (NR17);
- Licença paternidade;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Liberação para acompanhamentos de dependentes.

As comissões acima citadas, seriam divulgadas através de uma portaria,  os prazos e as deliberações, seriam acompanhadas pelo setor jurídico do Sindicato e da CELEPAR,
Os prazos de início e fim, seriam estudados nos próprios comitês no prazo de 01 semana, após assinatura do Acordo Coletivo 2008/2009.

Mas, os trabalhadores querem mais:

- Aumento real: Aplicação do índice de 5,40% ( cinco vírgula quarenta por cento), correspondente ao crescimento do PIB no período;
- Perda de massa salarial: 31% (trinta e um por cento) de um salário a título de compensação da defasagem de tempo em que ocorre a inflação;
- Perdas históricas: aplicação do índice de 7% (sete) por cento, referente às perdas históricas;
- Prêmio de férias: receber os 2/3 de férias que atualmente é emprestado ao Trabalhador;
- Plano de carreira: aumento na verba de promoção de 3% para 5%;
- Abono natalino: aumento no valor do abono;

Vejam fotos da paralisação...