31/08/2009

Começa nesta sexta-feira XXVII ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação

Começa  nesta sexta-feira dia 04 a 08/09  0  XXVII ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação na cidade de Curitiba, nas dependências do CEP - Colégio Estadual do Paraná.

Esta edição do ENECOMP é organizada pelo CEI - Centro de Estudos de Informática, entidade que representa todos os estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPR e pelo CATEI - Centro Acadêmico de Tecnologia e Informação, entidade que representa todos os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFPR. Além de contar com a importante contribuição de estudantes colaboradores .

O ENECOMP é um evento anual promovido pela ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação, entidade que representa todos os estudantes de graduação e pós-graduação na área de computação do Brasil. Considerado o maior e mais importante congresso estudantil da área de computação do país, o ENECOMP tem como propósito promover a expansão da área de computação através da integração entre os estudantes.

Para realizá-lo serão oferecidas várias atividades que têm por objetivo promover a troca de informações e conhecimentos entre estudantes, professores, profissionais e empresas. Estas atividades estarão ao longo da programação divididas em:

• Palestras: realizadas por acadêmicos, estudantes, profissionais do mercado, empresas, polí­ticos e pensadores com o intuito de aprofundar os conhecimentos cientí­ficos, técnicos, mercadológicos, polí­ticos e sociais;
  • Minicursos: ministrados por profissionais a fim de transmitir conhecimentos práticos de um determinado assunto através de treinamentos e capacitação;
  • Mesas-redondas: com o intuito de promover a discussão e o debate de assuntos relevantes sobre temas acadêmicos, tecnológicos e sociais relacionados à computação, contará com a participação de profissionais e estudiosos do temas, altamente qualificados e capacitados para conduzir as discussões de forma a incentivar o pensamento crítico dos participantes;
  • Maratona de programação: atividade voltada aos estudantes de computação que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição na solução dos problemas propostos;
  • Exposição de projetos científicos e de pesquisa: apresentações dos trabalhos acadêmicos melhores qualificados em uma seleção prévia;
  • Atividades culturais: objetiva reunir e congregar os acadêmicos e o público em geral, realizando eventos culturais como festas e shows.

O ENECOMP tem se constituído no maior evento nacional para os estudantes de computação do Brasil e a sociedade em geral, onde além de questões técnico-científicas de computação, os participantes discutem e apresentam propostas para questões sociais e acadêmicas, como por exemplo: o incentivo a utilização de software livre e a defesa da liberdade do conhecimento; discussões sobre a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação no paí­s, discutindo currículos mí­nimos e básicos; discussões sobre o sistema de quotas nas Universidades; discussões sobre inclusão digital, que foram iniciadas no ENECOMP, sendo mais tarde implementadas das mais diversas formas pela sociedade. Enfim, todos os grupos de discussões e mesas-redondas tem produzido documentos que são oferecidos como colaboração da ENEC para tornar a sociedade brasileira melhor e mais justa.

A comunidade acadêmica de computação tem mostrado a cada ENECOMP a sua importância na constituição e construção da computação no Brasil, pois tem em suas proposições temas sérios e relevantes para o crescimento do desenvolvimento tecnológico, a liberdade de geração e disseminação do conhecimento na área de informática e da inserção e envolvimento da sociedade brasileira nestes processos.

Ao realizar o ENECOMP, os estudantes de computação vêm contribuir de forma efetiva com a sua parcela para a formação de uma sociedade cada dia mais justa e humana, possibilitando a todos conviverem pacificamente em um mundo mais igualitário e harmonioso.

O ENECOMP tem por finalidade específica:

• Promover o encontro e a congregação de estudantes, profissionais e pessoas ligadas à computação e demais áreas afins;
  • Interagir e atualizar o conhecimento de tecnologias emergentes e de ponta no mercado;
  • Colocar acadêmicos em contato com o mundo empresarial, adquirindo e absorvendo noções de empreendedorismo e interação com seu futuro mercado de trabalho;
  • Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento das novas pesquisas em desenvolvimento e tecnologias geradas pelas instituições de ensino superior, instituições tecnológicas e de pesquisa;
  • Discutir e desenvolver o movimento estudantil de computação, contribuindo para o fortalecimento das entidades representativas, e principalmente colaborando no aprimoramento do espí­rito coletivo de cidadania.

O público alvo do XXVII ENECOMP são estudantes de graduação e pós-graduação na área de computação do Brasil. Estima-se a participação de aproximadamente 1.000 pessoas durante o evento.

Devido ao seu caráter bastante abrangente, o XXVII ENECOMP será aberto a todos os interessados pela área de informática, sejam professores, profissionais graduados ou não-graduados, estudantes de qualquer nível ou outros cursos universitários.

Veja toda programação...