21/11/2007

Celepar e Serpro assinam acordo de cooperação técnica

O compartilhamento de conhecimento técnico dos sistemas desenvolvidos pelos governos Federal e do Paraná é o objeto do Acordo de Cooperação assinado na última segunda-feira, 19, pelos presidentes da Celepar – Informática do Paraná e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni. A solenidade de assinatura ocorreu durante o I Fórum de Tecnologia em Software Livre, que acontece na capital paranaense.

O Acordo prevê, inicialmente, a cooperação técnica para aperfeiçoamento de quatro soluções desenvolvidas pela Celepar: plataforma de desenvolvimento de sistemas Pinhão Paraná; suíte de comunicação corporativa Expresso (correio, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho e intranet); sistema de controle, acompanhamento e avaliação de resultados de projetos estratégicos (e-CAR) e sistema de ensino à distância através da ferramenta software livre Moodle.

Com duração de dois anos, renovável por igual período, o Acordo estabelece o intercâmbio de conhecimentos através o compartilhamento de programas de computador, desenvolvimento cooperado de sistemas e treinamento de recursos humanos em tecnologia da informação. Na prática, esse intercâmbio já vem sendo realizado entre os dois órgãos envolvendo os mesmos projetos. Durante algumas semanas, técnicos da Celepar e do Serpro vêm se reunindo em Curitiba e Brasília para conhecimento mútuo de suas soluções e definição de plano de trabalho. Recentemente, o Serpro oficializou a implantação nos órgãos do Governo Federal da suíte de comunicação Expresso. Por parte da Celepar existe o interesse de aperfeiçoar a ferramenta Moodle utilizada pela recém-lançada Universidade Cibernética (UCC) de ensino à distância, que já é utilizada com sucesso pelo Serpro.

Para o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o intercâmbio é reflexo da maturidade atingida pela Celepar no desenvolvimento e distribuição de sistemas eletrônicos. “Esse acordo também é um reconhecimento aos esforços dos técnicos e diretores da Celepar que tudo têm feito para a expansão e disseminação do software livre”, destacou Mazoni. Nizan Pereira, por sua vez, disse que o Acordo faz parte da cultura da liberdade e da cooperação que vem sendo desenvolvida pela Celepar nos últimos anos. “Este gesto significa que estamos juntos com o governo federal nessa caminhada em favor de um Brasil justo e soberano”, retribuiu o presidente da Celepar.
Daqui para frente, tanto a Celepar quanto o Serpro deverão desenvolver e disponibilizar o ambiente de gerência e monitoração, implementaçãpo de ferramentas de segurança, de scripts de migração dos ambientes e de acesso aos sistemas conveniados, o que inclui, inicialmente, a identificação e a divisão de responsabilidades e das atribuições referentes à manutenção das soluções, até a fase de elaboração do relatório final de implementação dos sistemas.

Fonte: CELEPAR