22/07/2006

Aumenta participação no mercado de trabalhadores com 50 anos ou mais...

O vigor da juventude pode deixar de ser fator de peso para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Nos últimos quatro anos as pessoas com 50 anos de idade ou mais foram as que mais aumentaram a participação nos postos de trabalho nos grandes centros urbanos. Entre os trabalhadores sem instrução, 46,1% têm 50 anos ou mais de idade.
Na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população ocupada nessa faixa etária, divulgada hoje (20), foram encontrados 10 milhões de cidadãos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Desses, 3,6 milhões estavam trabalhando entre os meses de maio de 2002 e maio de 2006.
O levantamento mostra que os trabalhadores com 50 anos ou mais representam 18% da população ocupada no país e que nos últimos quatro anos a participação deles no mercado de trabalho aumentou 34%, enquanto a população total ocupada cresceu 13%. A explicação, segundo a analista da pesquisa do Instituto, Maria Lúcia Vieira, é o aumento da expectativa de vida e as mudanças no perfil das famílias brasileiras.
A economista lembrou que devido às reformas no sistema previdenciário as pessoas se aposentam mais tarde e, além disso, muitas empresas oferecem incentivos para os trabalhadores permanecerem no mercado. “Com o aumento da expectativa de vida, há uma necessidade da população ocupada acompanhar essa evolução. Também vale destacar que as pessoas com mais de 50 anos são mais responsáveis e isso pesa, por exemplo, na escolha da contratação”, acrescentou.

Agência Brasil, 20/07/06

Agência Brasil, 20/07/06