26/06/2009

Assembléias em todo o Brasil dias 26 e 29 de junho

Durante a quinta rodada de negociação com a Dataprev que ocorreu dia 25 de junho de 2009, foram abordados temas preliminares  à negociação da Campanha Salarial 2009/2010.

Demissões: É importante tornar pública a atuação da Dataprev que se intitula uma instituição de cunho social, e está promovendo demissões de trabalhadores, desconsiderando o histórico dessas pessoas dentro da empresa, atropelando vários princípios – inclusive aqueles que deveriam nortear as ações da própria instituição.

Atitudes como esta só reforçam a tese de que a direção da empresa está completamente equivocada, visto que o momento não é o de demitir servidores, principalmente quando isto ocorre  como forma de retaliações, as arbitrariedades e o desrespeito à legislação trabalhista.

E, consideramos inadimissível, a empresa simplesmente argumentar que já esclareceu os fatos.

Por fim, a FENADADOS ressalta que essas práticas que vêm ocorrendo na DATAPREV poderão não só inviabilizar toda a construção coletiva que pretende realizar para firmar um novo ACT, gerando tão-somente recrudescimento e desgaste para todos – empresa e trabalhadores(as) – como também desvirtuar seu importante papel perante a sociedade.
A empresa deve rever urgentemente a sua posição e restabelecer à normalidade.
Outra preliminar importante diz respeito ao retorno dos trabalhadores anistiados e a empresa simplesmente informa que o processo encontra-se em andamento, sem pontuar e esclarecer de forma clara e objetiva. Não conseguimos entender esta posição da empresa, em não fornecer informações que julgamos ser públicas e, ainda de interesse dos trabalhadores. Apesar de ser tema questionado em todas reuniões até aqui ocorridas.
GEAP: É importante relembrar que a orientação da Fenadados aos sindicatos filiados de ingressarem com ações na justiça, surtiu efeitos positivos resultando em liminares nos estados para a suspensão dos descontos da GEAP. A empresa, apesar de se manifestar prestativa e afirmar que está comprometida com a questão, não demonstra na prática esta atuação.
Campanha Salarial: A Dataprev apresentou em mesa, uma proposta, de 7,93% (sete vírgula noventa e três por cento)

pra uma acordo de dois anos. É importante frisar que a reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras é de reajuste de 16% (dezesseis por cento) para um acordo de vigência de um ano.

Esclarecemos que a empresa não desconhece o andamento das negociações de outros setores como os trabalhadores do sistema eletrobras que sequer chegaram a discutir proposta de assinarem acordo com dois anos de vigência. apresentando para avaliação e deliberação dos trabalhadores índices acima dos hoje propostos pela Dataprev.

Estarão ocorrendo em todo o território nacional assembléias entre 26 e 29 de junho, para que os trabalhadores da empresa, possam avaliar as propostas apresentada pela Empresa durante estas cinco mesas de negociação.

Reunião do Comando Nacional de Campanha ocorre no dia 30 de junho de 2009, no auditório Renato Guilherme da Costa, na sede da Fenadados.

A próxima reunião de negociação com a empresa será dia 07 de julho de 2009, às 10 horas nas dependências da empresa em Brasília.

Trabalhador o acordo é pra você, participe das assembléias!!! Pois a unidade e mobilização são essenciais para podermos alcançar um ACT mais justo para todos e todas.

Fonte: FENADADOS