03/04/2007

Aposentados na ativa já podem sacar FGTS mensalmente

Em circular publicada no Diário Oficial da União na última sexta, a Caixa revogou entendimento anterior de que só as pessoas que se aposentassem a partir de 1º de dezembro de 2006 poderiam ter direito ao saque mensal.

As agências começaram a atender às solicitações de saque na segunda-feira. Num primeiro momento, o trabalhador poderá sacar o saldo acumulado desde que se aposentou e, posteriormente, sacar os 8% do salário de depositado feito mensalmente.

Aposentados que estão na ativa na mesma empresa e sob o mesmo contrato de trabalho que tinham quando se aposentaram já podem sacar, até mesmo mensalmente, o saldo existente na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo balanço do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, a medida beneficiará cerca de 4,2 milhões de pessoas.
A Caixa Econômica Federal liberou os recursos na sexta-feira, por conta da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a aposentadoria não extingue o contrato de trabalho.
O interessado no saque deve comparecer a uma agência da Caixa com a carteira de trabalho para comprovar a manutenção do vínculo empregatício e a data da aposentadoria. Se o aposentado já tiver o Cartão Cidadão e senha, o saque poderá ser feito em qualquer terminal de auto-atendimento, terminal do CaixaAqui ou em lotéricas --nesses locais, o valor máximo a ser sacado é de R$ 600.

Folha Online