23/08/2010

90% dos Trabalhadores de TI trabalham para o setor privado

O setor de tecnologia da informação (TI) brasileiro emprega formalmente 355 mil trabalhadores e trabalhadoras. Quase 70% são empregados por empresas da Região Sudeste: 44% em São Paulo, 12% no Rio de Janeiro e 10% em Minas Gerais. O setor privado é responsável por mais de 90% das contratações.

Os dados são de estudo O Perfil do Trabalhador do Setor de Processamento de Dados, lançado na manhã desta sexta-feira, 20 de agosto, no município de Conde (PB).
O levantamento foi realizado pela subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico) na Fenadados (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas de Processamento de Dados). As informações do estudo têm como base a RAIS 2008 (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O lançamento da pesquisa faz parte da programação do 17º Congresso Nacional dos Profissionais de Processamento de Dados (CNPPD), que reúne trabalhadores e trabalhadoras do segmento para discutir o futuro da categoria.
Segundo o estudo, 77,4% dos empregados e empregadas do setor de TI têm entre 18 e 39 anos. A maioria é do sexo masculino (60%) e ganha até cinco salários mínimos (70%). As mulheres ganham apenas 68% do rendimento médio recebido pelos homens. Em relação à formação, 45,3% têm ou está cursando o nível superior e aproximadamente 40% têm ensino médio completo.