Doenças da tecnologia

Data - Hora:
Sex, 05/03/2010 - 01:27

O uso obsessivo das novas tecnologias está fazendo com que surjam novos problemas de saúde. Síndromes e doenças diversas aparecem junto com a compulsão pelo uso dos aparelhos como computador, e outros.

Veja a seguir os males trazidos pela tecnologia desde o ano 2000.

1) Síndrome da vibração fantasma

Quase todo mundo tem celular com vibracall atualmente. Com certa freqüência sentimos o celular vibrar no bolso da calça ou dentro da bolsa e quando olhamos no visor, percebemos que não era nada.

2) "Laptopordose"

Com o valor dos laptops cada vez mais baixo e a qualidade dos aparelhos melhor, a popularização dos notebooks era iminente. Mas tudo tem seu preço. As máquinas são relativamente pesadas e carregá-las para um lado e para o outro o dia todo pode causar fortes dores nas costas, além de dor nas juntas e até mesmo causar danos aos nervos e na coluna.

3) Vício em portáteis

Smartphones já dominaram os Estados Unidos e estão aos poucos entrando no mercado brasileiro. Com telas grandes, teclados melhores e sempre conectados na Internet os aparelhos trazem consigo o vício em estar constantemente atualizado. Viciados vivem com uma ansiedade eterna e ficam sempre conferindo o e-mail.

4) Insônia adolescente causada por celular

Uma quantidade impressionante de adolescentes dorme com seus aparelhos de celular sob o travesseiro ou perto da cama. Um costume crescente é enviar e receber de texto a qualquer hora da noite. Não se sabe que efeitos a radiação de celular, mas noites mal dormidas certamente não fazem bem.

5) Cansaço ocular

O olho humano está acostumado a mudar o foco constantemente, para objetos pertos e longes. Entretanto, quando se fica muito olhando para uma tela de computador, a distância tende a ser fixa. Ao longo do tempo, pode-se ter dores de cabeça, dor nos olhos, olhos secos, visão embaralhada, sensibilidade à luz e inabilidade temporária de fazer foco.

6)  Audição

Com a praticidade do tocador de e a qualidade dos fones de ouvido as pessoas estão se expondo cada vez mais a longos períodos de música alta. Perda parcial da audição é um dos problemas que isso pode trazer.

7) Dedo de celular

A maioria dos viciados em portáteis digitam e-mails e mensagens em alta velocidade com os polegares. Este movimento repetido pode causar lesão de esforço repetitivo (LER) e em casos muito extremos até mesmo artrite.

8) "Wiiite"

O novo videogame da , o , revolucionou o mundo do jogos eletrônicos. Mas o console também trouxe um novo problema, que já foi batizado de Wiiite. Diferente de outros videogames, o Wii utiliza uma série de movimentos que podem, se feitos em excesso, causar LER no pulso, cotovelo e ombros.

9) Queimaduras de bateria

Diversas baterias de celular e com defeitos de fabricação já explodiram. A fez vários recalls para trocar os produtos. Baterias pirata também podem explodir e vazar com maior facilidade. As queimaduras provocadas por estas explosões podem ser bastante graves.

10) Raio na cabeça

Ouvir música no pode causar danos à audição, principalmente quando atingido por um raio. O jovem Jason Bunch, de 17 anos, estava ouvindo seu iPod quando um raio caiu na sua cabeça. A eletricidade foi conduzida pelos fios dos fones e causou graves queimaduras. É que esta é uma situação extremamente improvável de acontecer, mas nos ensina uma coisa: de vez em quando, é necessário desplugar e se desligar das coisas tecnológicas.

Fonte: Portal Tudo Aki