04/06/2008

VITÓRIA DO SINDPD-PR NA PRORROGAÇÃO DO TAC

Após várias reuniões em Brasilia onde participaram, as diretoras do SINDPD-PR Marlene F. da Silva, Susidarlen Lara Ribeiro e Valquiria Lizete da Silva, finalmente os Representantes do Ministério Público do Trabalho, da Caixa Econômica Federal (CEF) e da FENADADOS formalizaram 2ª feira dia 02/06/08 o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) nº. 063/ 2004, que estabelece regras para a demissão dos servidores terceirizados em atividades-fim na CEF e contratação de aprovados em concurso público para o cargo de Técnico Bancário.

O SINDPD-PR teve uma participação fundamental para que o Aditivo ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta fosse prorrogado, pois em maio de 2007, apesar das dificuldades enfrentadas e com parcerias locais, iniciou o Curso de Capacitação em Informática Básica para os trabalhadores terceirizados da CEF, cumprindo o que estabelecia o Termo de Ajuste de Conduta, vale salientar que o sindicato foi pioneiro, o único da categoria em todo Brasil que iniciou com o curso de capacitação, pois para nós o mais importante era e é cumprir com o compromisso assumido com os trabalhadores.
Implantamos o curso na Capital com 120 trabalhadores que estarão recebendo o certificado de conclusão no dia 02/08/08, também iniciamos em abril/2008 o curso em Foz do Iguaçu, com 46 trabalhadores e continuamos em busca de parcerias para que os trabalhadores do interior do estado tenham a oportunidade de se capacitarem profissionalmente.
Os terceirizados, alguns há vários anos na Caixa Econômica, não podem sair sem perspectiva de emprego. Por isso o ajuste deve ser feito de maneira a dá-los oportunidade de se qualificarem e conseguirem novos postos de trabalho. Neste sentido, o TAC estabelece prazos e procedimentos para o cumprimento das obrigações assumidas pela CEF e Fenadados.
A Caixa deve substituir os terceirizados que realizam atividades-fim da empresa até 30 de junho de 2009. Inicialmente haverá extinção de 4446 postos de serviço em três etapas distintas, em frações iguais ou aproximadas, em outubro, novembro e dezembro de 2008. Depois, mais 4783 postos serão eliminados em três etapas, da mesma forma, em abril, maio e junho de 2009. Para cada trabalhador encontrado ainda no posto após os respectivos prazos estabelecidos a CEF receberá multa de R$ 2,5 mil. Ela também se aplica a eventuais novos cargos de atividades-fim que apareçam depois do TAC.