18/10/2019

TRABALHADORES DA CELEPAR ENCERRAM CAMPANHA SALARIAL VITORIOSA

Nas assembleias realizadas no dia 17/10/19 em Curitiba e  nos dias 17 e 18/10/2019 nas  Regionais, os trabalhadores (as) da Celepar fecharam o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, aprovando a contraproposta da empresa, que definiu o seguinte: Reajuste no salário em 5,07% o mesmo aplicável em todas as cláusulas econômicas; Manter o Auxilio alimentação adicional (13º Vale-Alimentação); Extinção do gabinete Odontológico; Exclusão no Acordo Coletivo de Trabalho do tratamento de Hidroterapia, reembolso de tratamentos não cobertos pelo plano de saúde, mantendo os demais tratamentos conforme Acordo Coletivo de Trabalho e aplicação do reajuste de 5,07%; Programa de Preparação para Aposentadoria manutenção da cláusula, conforme Acordo Coletivo de Trabalho vigente; Extinguir o percentual de 13,67% do Abono de Férias, onde será aplicado  25,16%  sobre o valor fixo, passando de R$ 1.598,00 para R$ 2.000,00.

O sindicato parabeniza  o grande número de trabalhadores (as)  de Curitiba e Regionais que participaram das assembleias e fizeram a diferença, mostraram força e união como forma de pressão, isso,  demonstra que os trabalhadores (as) e o sindicato unidos tem a força, conseguimos o reajuste na sua totalidade, reajuste em todas cláusulas econômicas, mantivemos as cláusulas que iriam ser retiradas com exceção da hidroterapia, e também avanços, enfim  conseguimos manter o Acordo Coletivo de Trabalho quase na sua totalidade,   no momento político que estamos vivendo hoje podemos considerar que foi uma campanha salarial vitoriosa.
Mas, o sindicato  para sobreviver precisa do apoio de todos  os trabalhadores (as), porque já sabemos que com a nova reforma trabalhista o futuro do sindicato e dos demais  está ameaçado, a extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical é fator que, de um lado, foi amplamente comemorado pelos trabalhadores (as) e, de outro, virou objeto de grande preocupação para as entidades sindicais. Parece-nos um paradoxo que o trabalhador (a) não reconheça a importância da instituição que os protege, o custeio era essencialmente composto no valor correspondente a um dia de trabalho por ano conhecida como   contribuição sindical de cada trabalhador. A contribuição sindical servia para manter e fortalecer o Sindicato garantindo que continuássemos  exercendo o nosso papel. A contribuição sindical é importante, pois trata da parcela de contribuição que o trabalhador investe para a sua representação sindical. A contribuição sindical é utilizada para o custeio das despesas com serviços de interesse da categoria: campanhas salariais, ações judiciais, impressão dos jornais e boletins informativos, salários dos funcionários da entidade e manutenção do patrimônio da entidade (Sede).
Não era um valor expressivo, sob a ótica financeira. Mas, em contrapartida cabe ao sindicato lutar pelos interesses dos trabalhadores (as), negociando reajuste, benefícios, melhores condições de trabalho, etc.
Infelizmente os trabalhadores são culturalmente avessos a qualquer forma de pagamento compulsório, ainda, que seja para melhorar sua qualidade de trabalho. Em suma, se busca o melhor sem custo  no campo do direito sindical, queremos ser defendidos sem pagarmos por isso.
Diante de todo esse novo cenário, é muito importante você trabalhador (a) por a mão na consciência para fortalecer o seu sindicato.

FILIE-SE!!