23/03/2007

Terceirizados da CEF definem cursos de qualificação

O projeto piloto dos cursos de qualificação dos terceirizados da Caixa Econômica Federal (CEF) será lançado no dia 03 de maio, no Paraná.
A reunião aconteceu em Brasília. O encontro foi agendado para que os representantes dos prestadores de serviço da CEF entregassem o mapa com o perfil profissional destes trabalhadores. Participaram da entrega Marlene da Silva e Susidarlen Ribeiro, do Sindpd/PR; Gustavo Dumas, do Sindpd/RJ; Rita de Kácia S. Araújo e Maria Auxiliadora de Araújo, da Fenadados.

Os dirigentes entregaram o levantamento feito no Paraná, único estado que repassou estes dados sistematizados para a Fenadados. Esse panorama será usado como base para a definição e o estabelecimento dos cursos de requalificação. Além disso, os treinamentos serão estabelecidos conforme as demandas de empresas do setor.

Os cursos serão realizados por meio do Plano Setorial de Qualificação Tecnologia da Informação e Software Livre (Planseq TI). O plano é financiado com recursos do governo federal e o apoio de empresas do segmento.

O MTE reservou cerca de R$ 750 mil do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para qualificar esses e outros trabalhadores em softwares livres e proprietário. Portanto, os terceirizados da CEF, que serão substituídos por concursados por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), serão os primeiros beneficiados com o Planseq TI.

Próximos passos – Para que mais terceirizados sejam contemplados pelo Planseq TI, os sindicatos filiados à federação devem encaminhar, urgentemente, o resultado sistematizado dos questionários utilizados para construir o perfil geral dos profissionais de cada estado.

Os sindicatos ainda devem orientar os trabalhadores interessados na capacitação a se inscreverem na Agência do Trabalhador – antigo Sine (Sistema Nacional de Emprego). O MTE só capacitará os terceirizados com inscrição na agência.

Parceria
– Agora, o desafio é sensibilizar mais empresas a priorizar a contratação de mão-de-obra qualificada por meio do Planseq TI. Em outubro do ano passado, a Dell assinou o protocolo de intenção e se comprometeu a priorizar esses trabalhadores na seleção e contratação de pessoal, além de oferecer contrapartidas reais para a realização dos cursos. A federação contribuirá também para formalização de mais parceiros.

Confira a programação:

28/3 - Reunião no MTE (Brasília – DF) com os empresários interessados em cooperar com o Planseq TI;
10/4 - Assinatura do Planseq TI, com lançamento via videoconferência.