15/05/2008

Serpro não negocia cláusulas econômicas

A 4ª Mesa de Negociação do Serpro, da Campanha Salarial 2008/2009, acontecerá no dia 27 de maio, às 10h, na sede da empresa, em Brasília. A reunião foi agendada ontem (13), na 3ª rodada de negociação do Acordo Coletivo (ACT) 2008/2009

Os trabalhadores foram representados pelos Coordenadores de Campanha Salarial das Estatais – Telma Dantas, Edna Marli Oliveira e Francisco Ribeiro –, pelas OLTs Nacional e Distrito Federal e dirigentes dos sindicados do SindPD/RJ, Sindados/BA, SindPD/SP, SindPPD/RS, Sindados/MG, SindPD/MA e SindPD/DF. O economista Clóvis Scherer, do Dieese, também acompanhou a mesa.
A expectativa dos trabalhadores era de que o Serpro apresentasse já nesta rodada contrapropostas para as cláusulas econômicas. No entanto, há 43 dias da entrega da pauta, a empresa ainda não se pronunciou sobre o reajuste salarial deste ano.
Na 3ª Mesa, após cobrança da Fenadados, o Serpro apresentou respostas evasivas e sem real solução para as pendências da Campanha Salarial 2007/2008. São elas: Parcelamento de Férias aos admitidos após 1987; Auxílio medicamento para os trabalhadores portadores de doenças crônicas; situação dos PSEs em relação ao Acórdão 503/08, do Tribunal de Contas da União; relatório anistiados; e promoção por tempo de serviço.
As respostas para as pendências de 2007 foram apresentadas como se estas fossem reivindicações deste ano. Porém, segundo a representação dos empregados, a atitude da empresa demonstra o descaso do Serpro com os trabalhadores e sua tentativa de não atender às reivindicações dos empregados. Esta postura da empresa dificulta a evolução das negociações, avaliam os dirigentes.
Apesar da empresa afirmar que as negociações estão tendo avanços significativos, as cláusulas renovadas até agora não tinham reivindicações dos trabalhadores em relação a elas, portanto, já havia consenso. “Ressaltamos ainda nossa preocupação em relação a postura dos negociadores da empresa no que se refere a pauta como um todo, pois chegamos a negociar até a cláusula 51ª e até o momento não identificamos avanços significativos. Nossa expectativa é que nas próximas mesas consigamos negociar, de fato”, registraram os dirigentes sindicais na ata da reunião.