28/07/2022

SERPRO: em nova mesa de negociação, direção da empresa apresenta 6,06%. Metade do IPCA do período.

No último dia (26/07), aconteceu a 3ª mesa de negociação e, mais uma vez, a representação do SERPRO não disse o quer manter ou alterar do atual ACT (Acordo Coletivo de Trabalho). Isso tudo, depois de 4 meses da entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores (as). Após apresentar uma nova proposta para o índice de reposição a ser aplicado nos salários e benefícios, que corresponde à METADE do que perdemos, considerando que o IPCA somente para Maio/2022 é de 12,13%, a empresa queria ouvir uma contraproposta dos trabalhadores, mesmo sem ter apresentado a sua! Cabe informar também que a empresa reafirmou que não pagará retroativo, provocando um prejuízo de mais de 12% ao mês para os trabalhadores.

Não podemos esquecer que, desde 2016, os trabalhadores do SERPRO já perderam mais de 18%!

Ademais, em relação à pauta econômica, a DATAPREV já apresentou em mesa a proposta de reajuste de 60% do IPCA do período, o que foi rejeitado pelos trabalhadores em assembleias,  que reivindicam a reposição integral de suas perdas.
Nesta mesa com a direção do SERPRO foi acordada a renovação por mais 30 dias do ACT vigente. A próxima reunião de negociação está marcada para o dia 15 de Agosto.
Esta situação ocorre em meio a mais um ano de altos lucros da empresa e do aumento da remuneração dos diretores do SERPRO pela INTEGRALIDADE do IPCA do período compreendido entre Abril/2021 a Março/2022, conforme consta na ata da 5ª Reunião Ordinária de 2022 do Conselho de Administração da empresa.
Não podemos aceitar que o SERPRO tenha este tratamento para com os trabalhadores (as), que contribuem para que a empresa produza e esteja sempre à frente na TI pública.
Está na hora de darmos uma resposta forte e firme para a representação da empresa. É inaceitável continuar perdendo poder aquisitivo enquanto a inflação vem disparando assustadoramente. Esta resposta deve ser com a organização de uma FORTE GREVE UNIFICADA EM NÍVEL NACIONAL. Ou paramos agora, ou vamos começar o próximo ano com a perda de um quarto de nossos salários.
É possível uma greve nacional mesmo para os trabalhadores que estão em home office, temos várias experiências exitosas na nossa própria categoria.
Nesta quinta-feira, 28 de julho, acontece a reunião do Comando Nacional da Campanha Salarial dos Trabalhadores do SERPRO, ocasião em que definiremos o calendário de assembleias e a data indicativa para a deflagração da GREVE, que será deliberada nas assembleias em cada estado.
É hora de luta! Rumo à greve nacional!

Fenadados, Sindicatos Filiados, Sindppd-RS e Sindpd-SC