27/07/2009

SERPRO: assembléias definirão rumos da Campanha Salarial

Durante a 7ª mesa de negociação com SERPRO, realizada nesta terça-feira (14/07/09), a empresa não usou de boa-fé, como sugeriu em ofício ao solicitar a reunião. Cabe reiterar que a reunião de hoje foi proposta pelo SERPRO, mas para a realização da mesma, a representação dos trabalhadores formulou duas condicionantes (que estão registradas na ata da reunião passada). A primeira era de que a empresa revisse as demissões que estão em curso. A segunda dizia respeito à apresentação de proposta econômica minimamente aceitável para o ACT de um ano.

A representação dos trabalhadores, reafirmando sua crença na continuidade do processo negocial da campanha salarial, optou por participar da mesa - levando-se em conta a boa-fé que deve (ou, neste caso, deveria) permear as relações entre empresa e trabalhadores.

Reajuste – A empresa apresentou uma contraproposta de reajuste de 5,53% a ser aplicado sobre todas as cláusulas econômicas, como salário, auxílio-alimentação, entre outras, para o ACT com vigência de um ano. Ou seja, a contraproposta do SERPRO não traz nenhum ganho real para o trabalhador.
Na pauta entregue à empresa no final de março passado, os trabalhadores reivindicam 16% de reajuste – englobando o ICV/DIEESE (5,79%), mais o PIB (5,1%) e as perdas do período de 2002 a 2008 (4,52%). Em outras palavras, um índice baseado na realidade e possível de ser alcançado.
Por que, então, a proposta do SERPRO destoa tanto e está muito aquém daquela apresentada por outras estatais, como a Embrapa e o Grupo Eletrobrás?
A empresa também insiste na proposta de um ACT de dois anos, já amplamente rejeitada pelos trabalhadores. Neste caso, o índice de reposição salarial proposto é de 8%, assegurando que, caso a inflação do período de maio/2009 a abril/2010 seja superior a 6,5%, haverá nova negociação.

Demissões – Outro ponto logo abordado pela representação dos trabalhadores foi sobre as demissões que estão ocorrendo, em plena campanha salarial. O SERPRO limitou-se a dizer que são de “cunho administrativo” e, portanto, são “irreversíveis”, não aceitando as argumentações da nossa representação.

Representando os trabalhadores, participaram da reunião a Coordenação de Negociação, integrada pelos diretores da FENADADOS Telma Dantas, Edna Marli Oliveira e Francisco Ribeiro; OLT-PR representação Nacional, Julio Justi, auxiliados pelos assessores Marthius Sávio (jurídico) e Sérgio Lisboa (Dieese).
O SINDADOS-BA, SINDPD-RJ e SINDPPD-RS, ainda não indicaram seus componentes para a coordenação.
Participam também representantes do SINDPD-DF, SINDPD-GO, SINDADOS-BA, SINDPD-PE, SINDPD-RJ, SINDPPD-RS e Sindicato de São Paulo.

Luta - O coletivo dos trabalhadores e suas representações estão em um momento decisivo da campanha salarial.

Cabe a nós, reunidos em assembléias, darmos o tom dos nossos próximos passos.

Relembramos que, conforme decisão do Comando Nacional, hoje (14/07/2009) - Dia Nacional de Luta - os trabalhadores deverão reunir-se em assembléias para deliberar sobre o INDICATIVO DE GREVE, A PARTIR DO DIA 20/07/2009, POR TEMPO INDETERMINADO.

>>> SOLICITAMOS ÀS ENTIDADES ATUALIZAREM O QUADRO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO, DISPONÍVEL NA PÁGINA DA FENADADOS.

Fonte: FENADADOS