31/03/2008

Reduzir a jornada de trabalho é gerar empregos e qualidade de vida

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de 2001, sugere a redução da jornada de trabalho no país para 35 horas semanais. Atualmente em algumas empresas é de 44 horas. Mas o economista Márcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem uma proposta mais radical. Ele sugere uma jornada de 12 horas semanais, sendo quatro por dia de três dias por semana.

As centrais sindicais não podem ficar não podem ficar presas às reivindicações do século passado, segundo ele. A redução de 16 para 8 horas diárias foi a reivindicação do protesto que reuniu 180 mil trabalhadores nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, marco do Dia do Trabalhador.
A atual duração da jornada de trabalho tem gerado doenças e acidentes do trabalho, além de problemas emocionais, avalia o economista Sadi Dal Rosso, professor da Universidade de Brasília (UnB). "Nós temos que ter uma qualidade de vida para fazer outras coisas, por isso é importante a redução jornada de trabalho", defende.
O economista da UnB destacou que a redução da jornada não pode vir acompanhada do aumento de horas extras. Isso porque não está incluída na hora extra os direitos que o trabalhador recebe em uma hora normal. Alguns países impõem um limite de horas extras que um trabalhador pode fazer, inclusive na Argentina, Uruguai e Chile.
A jornada brasileira é maior que a de países desenvolvidos e até de outros latino-americanos, segundo dados da Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho, coordenada pelo Dieese e cinco centrais sindicais. Na Alemanha, a jornada semana é de 39 horas; nos Estados Unidos, 40 horas; e no Canadá, 31 horas. No Chile, a jornada semanal é de 43 horas e na Argentina, de 39 horas. Em todos esses países, a jornada foi reduzida nos últimos 20 anos.

Matéria Jornal do Brasil

Requião adere ao abaixo-assinado pela redução da jornada

Durante o anúncio do aumento do piso regional paranaense em 15%, na quarta-feira (05/03), o governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, recebeu das lideranças sindicais presentes na solenidade o abaixo-assinado da Campanha Nacional Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salário. O líder do Poder Executivo estadual prontamente assinou o documento e declarou apoio à iniciativa das centrais sindicais. Requião aproveitou a oportunidade e colocou a Rádio e TV Educativa do Paraná à disposição dos trabalhadores para divulgar a Campanha.
Além do governador, aderiram ao documento o secretário de Estado do trabalho, Nelson Garcia; o deputado federal André Vargas (PT-PR); o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri; e os deputados estaduais Caito Quintana e Alexandre Curi, ambos do PMDB. “São importantes apoios que, com certeza, darão mais visibilidade à Campanha na sociedade”, avaliou Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT-PR.

Fonte: CUT-PR