09/09/2006

FENADADOS apresenta ao MTE projeto e cronograma dos cursos de requalificação dos terceirizados da CEF

Fenadados, MTE e sindicatos

O presidente da Fenadados, Antônio Carlos Valadares (Gandola), se reuniu com o secretário-executivo adjunto , Dedilson Nunes Oliveira, e com o diretor de Requalificação, Almerico Lima, ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A reunião, que ocorreu em Brasília nesta sexta-feira (08), foi marcada para discutir os meios para implementar os cursos de qualificação dos prestadores de serviço da Caixa Econômica Federal (CEF).

Fenadados, MTE e sindicatos

Segundo Oliveira, o MTE está disposto a contribuir com a Fenadados para buscar recursos e parcerias, sejam públicas ou privadas, para que os terceirizados da CEF recebam requalificação antes da efetivação das demissões. A implementação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela CEF baseou-se em decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Na verdade, o que vamos fazer é uma tentativa de correr contra o relógio. Quando fizemos o planejamento dos programas de qualificação do MTE, não tínhamos previsto esse trabalho de requalificação especificamente para os prestadores de serviço da CEF. Agora, temos que correr contra o tempo e buscar meios de viabilizar os cursos de atualização desses trabalhadores”, destacou Oliveira.
Implementação – A partir de agora, a Fenadados deve apresentar ao MTE uma solicitação oficial de apoio para a implementação dos cursos. Durante a reunião, várias possibilidades de parcerias foram levantadas, entre elas, uma possível aliança com a Microsoft, que atualmente capacita jovens para o mercado de trabalho junto com o MTE. O secretário-executivo adjunto marcou um encontro entre os trabalhadores terceirizados da CEF e o representante da multinacional. A reunião ocorrerá em Brasília no próximo 19.
O presidente da Fenadados fez uma avaliação positiva da discussão: “Foi muito produtiva. Nós abrimos um leque de alternativas para requalificar esses trabalhadores”, comemorou Gandola. Ele lembrou ainda que os representantes dos terceirizados da CEF encaminharão ao ministério a proposta de implementação do programa de requalificação.  “Vamos encaminhar um pleito ao MTE pedindo uma audiência pública para possamos disputar recursos do Plano Setorial de Qualificação (ligado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador)”, completou.

MPT – Na quarta-feira (06), a Fenadados se reuniu com membros do Ministério Público. Os representantes dos terceirizados entregaram um documento solicitando a prorrogação do TAC por mais seis meses para que os cursos de capacitação dos prestadores de serviço sejam realizados. A federação aguarda decisão do MPT.
Caso o programa de requalificação para esses trabalhadores venha a ser implementado, cerca de oito mil trabalhadores serão beneficiados diretamente. A CEF já possuiu 16 mil terceirizados, sendo que cinco mil já foram demitidos.

Por Fernanda Peregrino
Da Agência Fenadados de Notícia