NotíciaPasse o mouse sobre a foto para ampliar ou clique para ver um tamanho ainda maior
02/10/2025
Fenadados alerta: Privatização da CELEPAR ameaça segurança das forças policiais do Paraná
A Fenadados encaminhou, nesta quarta-feira (01/10), ofícios a entidades representativas das forças de segurança do Paraná, alertando para os riscos que a desestatização da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), prevista na Lei Estadual nº 22.188/2024, representa para a integridade dos dados e para a segurança institucional do Estado.
A Federação alerta que a transferência da gestão dessas bases e sistemas para a iniciativa privada pode resultar em exposição de dados sigilosos, fraudes, perseguições, ataques de organizações criminosas e comprometimento da autonomia do Estado. Além disso, fragiliza a independência de investigações criminais e operações policiais, colocando em risco servidores, suas famílias e a própria soberania do Paraná.
“Não se trata apenas de um debate administrativo ou econômico, mas de uma questão de segurança pública e de proteção ao Estado Democrático de Direito. A privatização da CELEPAR ameaça a vida dos trabalhadores da segurança e fragiliza estruturas que deveriam permanecer sob controle do poder público”, ressalta Márcia Honda, Secretária de Tecnologia da Fenadados.
A Fenadados reiterou às entidades de segurança pública a necessidade de mobilização para informar suas categorias, denunciar os riscos às autoridades competentes e comunicar a sociedade paranaense sobre as consequências da medida.
Com essa ação, a Federação reforça sua atuação em defesa da soberania digital e da proteção dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de tecnologia da informação, ao lado da garantia da segurança dos profissionais que compõem as forças policiais do Paraná.