10/07/2022

Direção do SERPRO desativa mensagens no chat após comentários críticos dos trabalhadores (as)

Na ultima 3ª feira (05/07/2022) a direção do SERPRO fez uma live para falar sobre a PLR e Reclassificação do PGCS. O presidente da empresa tentou justificar, com argumentos no mínimo estranhos, o rompimento das negociações do PLR com a comissão composta por representantes dos sindicatos e da FENADADOS e a criação da “comissão paritária” – que de paritária não tem nada. Além disso, mais uma vez apareceu o discurso da meritocracia, em que 74% do montante será distribuído privilegiando cargo e função, além de um percentual de 5,6% escalonado por diretoria.

Sobre o tema da Reclassificação, o Sr. presidente, mais uma vez, voltou ao assunto da meritocracia, em que os cargos de chefia foram beneficiados com pontuação extra em relação o conjunto dos trabalhadores (as). Ao final, para coroar a falta de compromisso com o conjunto dos trabalhadores (as), a direção ainda fez uma brincadeira sem graça de que estaria aplicando o dinheiro do PLR, que deverá ser pago aos trabalhadores(as)  final de julho.

Mas o pior estava por vir. Com o chat aberto, muitos trabalhadores(as) passaram a questionar a proposta da empresa de PLR com mérito para os mesmos de sempre, a ridícula proposta da empresa na campanha salarial de não pagamento de IPCA integral e o fato de dar pontuação altíssima para as chefias no processo de Reclassificação do PGCS. Outra cobrança no chat que não teve resposta da empresa foi sobre a inexistência de concurso público. As mensagens, desde o início, eram moderadas, e chegou um determinado momento em que o chat simplesmente foi desativado, mostrando com isso que democracia não é uma prática da direção da empresa.

A hora da mobilização é agora, vamos dar um basta a tudo isso! Queremos recuperar as perdas dos nossos salários e benefícios!

FONTE: FENADADOS