22/03/2007

Delegados participaram da Plenária Nacional de Campanha Salarial das Estatais

A Plenária Nacional de Campanha Salarial do Serpro e da Dataprev 2007/2008 iniciou dia (17) em Brasília. Dirigentes da Fenadados e dos sindicatos filiados se reuniram para definir a pauta de reivindicações dos trabalhadores das estatais de informática.

Na abertura da Plenária, os delegados assistiram a três palestras: do consultor jurídico da Fenadados, Marthius Sávio Lobato; do supervisor técnico do Dieese, Clóvis Scherer; e do membro da diretoria nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Messias Melo.

Marthius Sávio ressaltou a importância dos trabalhadores lutarem por mais igualdades. "Hoje, numa recomposição salarial, não é possível permitir que haja diferenciação de salários para determinados segmentos de dentro da própria categoria, excluindo a outra parcela. Então, é preciso ter reajustes diferentes para a minoria, para que, com isso, haja uma igualdade entre os segmentos".

Conjuntura - O diretor da CUT Nacional discutiu com os delegados e delegadas a conjuntura política do país e sua relação com a economia internacional. Além disso, destacou as estratégias da Central em defesa dos trabalhadores brasileiros em 2007. "Nós queremos que o governo caminhe para uma política econômica menos conservadora e que aponte para o crescimento e geração de empregos. É preciso crescer distribuindo renda, valorizando o trabalho, crescer combatendo a desigualdade que há no Brasil". Para isso, segundo Messias, a CUT está articulando, com o apoio de outras centrais sindicais, uma jornada pelo desenvolvimento e distribuição de renda.

Clóvis Scherer falou sobre as tendências da negociação coletiva para 2007, além de apresentar os resultados das campanhas salariais no ano passado. De acordo com a publicação Nota Técnica, do Dieese, em 2006, apesar dos trabalhadores terem alcançado algum ganho real nas mesas de negociação e de ter aumentado o número de categorias com perdas zeradas, o saldo político é negativo. Isso porque a queda na inflação gerou uma sensação negativa das conquistas feitas no último ano. No entanto, o Dieese ressalta que o problema está vinculado aos baixos salários praticados no Brasil.

Entrega - A data-base do Serpro e da Dataprev é maio. A expectativa é de que a pauta seja entregue às empresas até o final deste mês.

Fernanda Peregrino
Agência de Notícias da Fenadados