16/05/2007

DATAPREV: Representantes dos trabalhadores conseguiram agendar reunião de negociação

Na segunda-feira (14), aconteceu a primeira mesa de negociação de Campanha Salarial 2007/2008 dos Trabalhadores da Dataprev. Conforme a ata, o calendário proposto pela empresa não atende às nossas expectativas. Vale lembrar que a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi entregue no dia 30 de março. Só agora, após 43 dias, que a Dataprev aceitou fazer a primeira reunião. O maior absurdo, no entanto, é que propuseram iniciar em junho a discussão das cláusulas econômicas. A empresa alega que é preciso esperar o posicionamento dos órgãos governamentais.

O comportamento da empresa nos faz recordar que é preciso nos mobilizarmos e ter a participação integral dos trabalhadores no processo de negociação. Com isso, teremos força para conseguir reajustes dignos. Além disso, há outros pontos importantíssimos para discutir. Estamos iniciando esta campanha salarial atrelada a vários outros problemas.
A empresa passa por um processo de mudança estrutural e organizacional, que afeta todos os setores e regionais da estatal, além de questões como a fusão dos fiscos – que traz prejuízos para a Dataprev com a perda de serviços e centralização de outras atividades. Tudo isso reflete negativamente nos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente porque esses fatores não são debatidos de forma ampla com os funcionários e os seus representantes. Não há um compartilhamento das mudanças propostas.
Também há problemas com a prestação de assistência médica, feita pela GEAP, que passa tanto por dificuldades no atendimento quanto mudanças estruturais que podem prejudicar os seus assistidos.
A PLR ainda não foi paga. Mais uma vez a empresa alega que aguarda a autorização dos órgãos competentes para efetuar o pagamento. No entanto, alardeia que não tem verba nem previsão para depositar a PLR.
Por último, instalações e estruturas de vários prédios em todo o país estão deterioradas e precisando de reforma.
Diante de tudo isso, é hora de nos unirmos! Só com muita luta e organização, poderemos avançar na busca de soluções para tantos problemas.
Apesar da pressão contrária, os representantes dos trabalhadores conseguiram agendar reunião de negociação para o dia 29/05/07. Na pauta, especifica-se o projeto de reestruturação da Dataprev.