27/07/2009

DATAPREV: mesmo índice de 5,53%

Conforme solicitação da DATAPREV, ocorreu nesta quinta-feira (16/07/09), a 7ª rodada de negociação sobre a campanha salarial 2009/2010 dos trabalhadores da empresa. Vale lembrar que a realização desta reunião estava condicionada à apresentação de uma proposta econômica minimamente aceitável para o ACT de um ano.

Como a representação dos trabalhadores acredita na continuidade de um processo negocial sério e produtivo, concordou com a realização da mesa.
Com início marcado para às 10h, a reunião começou com quase uma hora de atraso. Mas o seu desenrolar foi bastante rápido.
Seguindo a mesma linha do SERPRO, a representação da DATAPREV fez contraproposta de reajuste de 5,53% a ser aplicado sobre todas as cláusulas econômicas, como salário, auxílio-alimentação, entre outras, para o ACT com vigência de um ano.
Para um ACT de dois anos - proposta já amplamente rejeitada pelos trabalhadores - o índice de reposição salarial oferecido é de 8%, assegurando que, caso a inflação do período de maio/2009 a abril/2010 seja superior a 6,5%, haverá nova negociação.
De antemão, a representação dos trabalhadores informou que o índice apresentado é insuficiente, e que encaminhará a proposta às bases.
Os trabalhadores foram representados pela Coordenação Nacional de Campanha, composta pelos diretores da FENADADOS Edna Marli Oliveira, Francisco Ribeiro Araújo e Telma Maria de Castro Dantas, os representantes Maria José Torres (SINDPD-CE), José Carlos Mendes Fonseca (SINDPD-RJ), José Gildázio da Silva (SINDPD-GO), e Elisa Lorenzini (OLT-Nacional/SP), auxiliados pelo assessor Sérgio Lisboa (Dieese).
Participaram também dos trabalhos da mesa representantes das seguintes entidades: SINDADOS-BA, SINDPD-PR, SINDPPD-RS, OLT-DF, OLT-RJ, ANED e Sindicato de São Paulo.
No momento, estão sendo feitos os registros finais da ata da reunião, que será disponibilizada em breve.

Luta - Na pauta entregue à empresa no final de março passado, os trabalhadores reivindicam 16% de reajuste – englobando o ICV/DIEESE (5,79%), mais o PIB (5,1%) e as perdas do período de 2002 a 2008 (4,52%). Em outras palavras, um índice justo e digno, baseado na realidade e possível de ser alcançado.

Como já dissemos, o momento exige de todos comprometimento, seriedade e mobilização. Isso significa participar das assembléias, envolver-se nas determinações dos comandos, comprometer-se com a mobilização e a luta para avançarmos no processo negocial.

Fonte: FENADADOS