30/06/2008

Coordenadores do Serpro propõe índice maior do que o reivindicado - Fim da campanha salarial...

O Serpro vem divulgando que está oferecendo reajuste maior do que reivindicado pelos seus trabalhadores...

Fim da campanha salarial dos (as) trabalhadores (as) do Serpro

Apesar de não terem registrado em ata de reunião de negociação, os dirigentes da empresa divulgaram em Informe NR.78, do dia 11 deste mês, que a proposta de reajuste salarial apresentada por eles é maior do que o reivindicado pelos trabalhadores.

Fim da campanha salarial dos (as) trabalhadores (as) do Serpro

Utilizar uma casualidade para alardear Uma suposta inferioridade em nossa reivindicação é uma atitude primária, que menospreza a inteligência dos trabalhadores, inclusive utilizando-se de uma grave omissão, certamente proposital, que é o fato de ser este índice apenas uma parcela do reajuste reivindicado.

Ou os coordenadores de negociação do Serpro não leram a pauta de reivindicações, ou estão usando de má fé. Abaixo, a reivindicação dos trabalhadores:

AJUSTE SALARIAL

Cláusula 49ª. A tabela salarial do SERPRO a vigorar a partir de 01 de maio de 2008 será aquela decorrente da aplicação dos seguintes índices, cumulativamente, sobre os valores vigentes em 31 de abril de 2008:

a) variação do ICV-DIEESE apurado entre 01/05/2007 a 30/04/2008;
b) PRODUTIVIDADE no percentual 10% (dez por cento)
c) pela aplicação de 6,01% a título de reposição de perdas salariais referentes ao período de 01/05/2002 a 01/05/2007.

Esta é a reivindicação dos trabalhadores, que totaliza 20,72% (vinte vírgula setenta e dois por cento) de reajuste salarial sobre os salários praticados em 31 de abril/2008.

O Serpro propôs em mesa de negociação a aplicação do IPCA-IBGE (índice oficial do governo), que no período dos últimos doze meses totaliza 5,04 e, apenas este índice.

Bem diferente do reivindicado, mas se os coordenadores de campanha afirmam que oferecem um índice superior ao índice reivindicado, solicitamos que os mesmos registrem em ata de reunião de negociação para que os trabalhadores possam deliberar em assembléia. E, sendo um índice superior ao reivindicado, acreditamos: Acabou a campanha, vamos assinar o ACT 2008/2009.

Defender a reposição salarial com base no ICV é ser coerente com a nossa história de luta.

O Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente.

As perdas de 2003 a 2008 foram calculadas com base no ICV do DIEESE. Tivesse a empresa sempre negociado nossas reivindicações acima do reivindicado, não haveria neste momento perdas salariais.

Como boa parte dos coordenadores da empresa já integrou o movimento sindical, acreditamos que a empresa irá propor um índice de fato maior que o reivindicado pelos trabalhadores, conforme divulgado em seu boletim.