25/06/2015

Após pressão dos trabalhadores, Cobra inicia pagamento do Vale-Cultura em Julho/2015

A Cobra Tecnologia iniciou dia 16/06 o cadastramento dos (as) trabalhadores (as) interessados em aderir ao Vale-Cultura – uma conquista feita na campanha salarial do ano passado e garantida no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigência. O cadastro vai até o dia 30/6 e deve ser feito por meio do Portal de Autoatendimento, onde deve-se preencher o formulário FQ175-001.

O Vale-Cultura é resultado da reivindicação dos (as) trabalhadores (as) e visa à democratização do acesso à cultura e à arte. É importante destacar que a Fenadados lutou com veemência por esta conquista, inclusive cobrando e pressionando a Cobra Tecnologia para que colocasse o benefício em prática. A representação dos (as) trabalhadores (as) chegou a se reunir com a diretoria da empresa este ano para cobrar o cumprimento desta cláusula do ACT vigente.

Cartão Vale-Cultura

A partir de Julho/2015, a empresa disponibilizará, mensalmente, o crédito de R$ 50,00 em cartão magnético. O primeiro crédito estará disponível a partir do dia 10/7 (não há pagamento retroativo).

Todos os (as) trabalhadores (as) poderão aderir ao Vale-Cultura. A adesão do benefício é voluntária e há uma pequena contrapartida financeira por parte dos (as) trabalhadores (as), que varia de acordo com a faixa salarial. Os créditos disponibilizados no cartão Vale-Cultura podem ser acumulados, o que permitirá usar o valor posteriormente para até adquirir produtos e serviços culturais mais caros.

A empresa Ticket foi contratada para viabilizar o benefício. A Norma Interna (NI) 175 e o Procedimento (PRO) 175 normatizam o Vale-Cultura, e portanto os prazos de adesão e pagamento e a contrapartida financeira estão definidos nestes documentos.

Com informações de DIFIS/GGP/DDMP/SEBEN.