26/06/2009

5ª rodada de negociação com o SERPRO termina sem avanços

Terminou, às 17h desta quarta-feira (24/06/2009), a 5ª rodada de negociação entre a representação dos trabalhadores e o SERPRO.
No início da reunião, a representação dos trabalhadores apresentou as preliminares, reafirmando as cláusulas referentes à saúde – por meio de ofício – e solicitando respostas às pendências.

A representação solicitou inclusive que essas questões fossem encaminhadas para a Comissão Paritária de Saúde. Foi abordada também a questão do auxílio-medicamento, pendente desde 2007.
Reajuste – Seguindo a mesma linha de fechar um ACT com validade por dois anos, a comissão de negociação do SERPRO, após entendimentos junto à direção da empresa e o DEST, apresentou proposta econômica de 7,93%, contra os 7,13% sugeridos anteriormente. Este índice será aplicado no reajuste do Programa de Alimentação do Trabalhador, Auxílio Creche/Escolar e Auxílio a filho Portador de necessidades especiais.
A representação dos trabalhadores formalizou a rejeição da proposta de 7,13%, reafirmou a pauta de reivindicação, e disse que o percentual ora apresentado (7,93%) é insuficiente e não contempla a categoria. A lógica de acordo para dois anos, inclusive, implica em arrocho salarial para o conjunto dos trabalhadores. Vale destacar que nenhuma empresa estatal vinculada ao Governo Federal, com data base em maio, está negociando com esse tipo de proposta para dois anos. Reafirmamos nossa proposta de reajuste salarial de 16% para um ano.

Para um ACT de um ano de validade o reajuste proposto é de 4,1%.

Com essa proposta fica clara a intenção do Serpro em remeter aos trabalhadores o ônus da crise econômica.
Este quadro remete os trabalhadores a uma profunda reflexão sobre a importância de uma mobilização unificada para contrapor não só esta proposta como, também, a todos os desmandos praticados pela diretoria do SERPRO.
Participaram da mesa de negociação a Coordenação Nacional de Campanha dos Trabalhadores do SERPRO, composta pelos diretores da FENADADOS Telma Maria de Castro Dantas, Edna Marli Oliveira e Francisco Ribeiro Araújo; SINDPD-DF, Djalma Araújo Ferreira; e OLT Nacional (OLT-PR), Júlio Cesar Justi. O SINDADOS-BA, o SINDPD-RJ e o SINDPPD-RS ainda não indicaram o seu respectivo Representante legal para compor a Coordenação.
Participaram também da reunião representantes do SINDADOS-BA, SINDPD-DF, SINDPD-PE, SINDPPD-RS, OLT-DF, OLT-RJ e OLT-SP.
As partes agendaram nova reunião para o dia 9 de julho de 2009, às 9h, em Brasília, nas dependências da empresa.

Fonte:FENADADOS