14/10/2015

Trabalhadores(as) do Serpro estão em greve

No dia 08/10/2015 o Serpro rodou a prévia da folha de pagamento, e lançou descontos referentes às mobilizações. Os sindicatos devem ingressar com Ação Civil Pública, uma vez que, não há julgamento da questão e a campanha está em andamento. Esta atitude do Serpro é arbitrária. Citando Luiz Souto Maior, magistrado e professor de direito do trabalho na USP “Negar o direito ao salário quando estiverem exercendo o direto de greve equivale, na prática, a negar-lhes o direito de greve, e isto não e um mal apenas para os trabalhadores, mas para a democracia e para a configuração do Estado Social de Direito do qual tanto nos orgulhamos.”

A empresa, na última reunião de negociação que ocorreu em Brasília, no dia 02 de outubro de 2015, apresentou a proposta de reajuste, inferior a inflação do período e, ainda propôs um acordo coletivo por um período de dois anos, também sinalizando com um percentual de reposição da inflação para 2016, menor do que a inflação prevista. O ajuste fiscal do governo, não pode ser pago pelos/as trabalhadores(as) do Serpro.

Das categorias com data-base em maio, os dois únicos segmentos que ainda não fecharam acordo foram os trabalhadores (as) da Dataprev e Serpro.

Os trabalhadores(as) responderam à proposta da empresa, cruzando os braços. Em Brasília, Pará, Pernambuco, Bahia, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os trabalhadores(as) estão em greve.

No dia 9/10, os trabalhadores (as) do Serpro da Paraíba se somam nesta luta. A partir do dia 13 teremos o reforço dos trabalhadores amapaenses e capixabas.

A greve é uma realidade!!! Os estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte realizarão novas assembleias para aprovar a greve e se somarem ao movimento.

Seguindo discussões com os coordenadores(as) de campanha salarial e membros das entidades estaduais, foram definidas as seguintes ações.

a- Os dirigentes sindicais de TI que estarão participando do Congresso Nacional da CUT, que ocorre em São Paulo, de 13 a 16 de outubro/2015, realizarão todas as interlocuções possíveis na perspectiva de buscar apoio político, para que o Ministério da Fazenda autorize o Serpro a apresentar uma proposta aceitável.

b- Ainda, seguindo orientações dessas discussões, a Fenadados buscou interlocuções e, fruto destas interlocuções foi o agendamento de reunião de negociação para o dia 13/10/2015. A mesa ocorre na sala de reuniões no Hotel Holyday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, às 14:00.

Assim, teremos reunião preparatória, às 11:00 e o Comando Nacional de Campanha Salarial do Trabalhadores(as) do Serpro que está instalado permanentemente se reúne logo após a mesa de negociação, para debater e traçar os próximos passos da campanha a serem aprovados pelos trabalhadores(as) em assembleias.

Os trabalhadores(as) devem permanecer em assembléia permanente para deliberarem sobre os indicativos oriundos do Comando.

Fonte: FENADADOS