NotíciaPasse o mouse sobre a foto para ampliar ou clique para ver um tamanho ainda maior

26/01/2015

Centrais promovem ato em defesa do emprego e contra as demissões no dia 28

Na tarde desta quarta-feira (21) representantes das principais centrais sindicais participaram de uma reunião na sede da CUT Paraná para traçar as estratégias para um ato que será realizados na quinta-feira (28) em Curitiba. Os dirigentes estão mobilizando suas bases e lideranças sindicais para uma mobilização em defesa do emprego e contra as demissões que será realizado às 10h na Praça Santos Andrade, no centro da capital.

“Algumas movimentações recentes, como no caso da VW em São Paulo, nos mostram o momento delicado que a classe trabalhadora pode passar. Precisamos de mobilização e mostrar que vamos lutar em defesa da manutenção dos empregos e contra as demissões”, afirmou a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

Nesta semana a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um estudo no qual avalia que o índice de dezembro no Brasil, que atualmente é de 6,8% pode chegar a 7,3% em 2017. A avaliação do organismo internacional é de que a desaceleração da economia levará a economia na América Latina crescer menos que outras economias mais “avançadas”, diz a pesquisa.

Medidas governamentais - As centrais também mostraram a sua inconformação com o pacote de medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff que alterou diversas regras que atingem diretamente os trabalhadores.

Entre as medidas estão a mudança na regra para solicitação de seguro-desemprego, cujo tempo passa a ser maior, alteração no tempo de carência no caso de pensão por morte, entre outas alterações.

“É muito claro para nós que o papel do estado é regular, inclusive, as relações econômicas e ser um instrumento de distribuição de renda. Não acreditamos, de forma alguma, que estas medidas possam estimular a economia ou ter qualquer resultado benéfico. São as medidas da tal austeridade fiscal que atingem diretamente a classe trabalhadora”, completou Regina.