17/03/2014

Anistiados definem nova coordenadora da CNDAESP

Os representantes estaduais dos/as anistiados/as do Serpro realizaram o primeiro encontro de 2014 nesta terça-feira (11/3), na sede da Fenadados, em Brasília. Na reunião de hoje, foi referendado o nome da companheira Márcia Silva para a coordenação da CNDAESP. Também foi realizado um minuto de silêncio em homenagem à companheira Rosa Maria, ex- coordenadora da CNDAESP, falecida em dezembro/2013.

A reunião teve o objetivo de definir ações estratégicas, para este ano, a fim de acabar com as distorções salariais e de tratamento que estes/as trabalhadores/as ainda são submetidos. Entre os principais problemas enfrentados pelos/as anistiados/as em todo o Brasil, boa parte não tem isonomia de tratamento, não obteve o reenquadramento salarial e as condições trabalho são ruins. Em alguns estados, ainda há anistiados/as que ainda não retornaram aos postos de trabalho.

Ações em andamento

Amanhã (12), a Justiça do Trabalho realiza audiência para tratar sobre as distorções vividas pelos/as anistiados/as do Serpro. Por isso, nos últimos dias os/as representantes dos/as anistiados/as se dedicaram à articulação política em busca de apoio de parlamentares, Ministério Público e Comissão de Direitos Humanos.

Estratégias e plano de lutas para 2014

Para este ano, as seguintes ações serão executadas:

- Criação de comissão para realizar articulação política no Congresso Nacional, na CUT e na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A comissão será formada por representantes de 4 estados: DF, CE, MG e PA. As articulações políticas nos estados serão iniciadas logo após da audiência.

- Desenvolvimento de logomarca e slogan para identificar a luta dos/as anistiados/as.

- Realização de manifestação nacional, com participação de caravanas estaduais, à fim de dar visibilidade à causa.

- Acompanhamento jurídico para os problemas de tempo de serviço, Serpros e reenquadramento salarial, caso o resultado da audiência na Justiça do Trabalho não seja positivo.

- Na Plenária Nacional de Campanha Salarial 2014, que ocorre na próxima semana, os/as representantes vão tentar sensibilizar em relação à causa o presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas, que estará presente no evento.

Todas estas ações serão coordenadas pela Fenadados/CNDAESP.